Você quer ver sua empresa se tornar líder de mercado? Esse é um objetivo de grande parte dos gestores e CEOs, não é? O grande ponto da questão é compreender as melhores formas de viabilizar isso na prática.

Para ajudá-lo a encontrar os melhores caminhos para o sucesso, vamos utilizar as informações de uma pesquisa elaborada pela IDC, que entrevistou aproximadamente 2.000 empresas em todo o mundo, e mostra atitudes de uma empresa em crescimento e líder de mercado – buscando explicar como as empresas em crescimento beneficiam-se de tecnologias e estratégias inteligentes.

Quer conhecer as atitudes reveladas para sua empresa se tornar líder de mercado? Então descubra logo a seguir.

Empresas inteligentes: o caminho para se tornar líder de mercado

A adaptação à economia digital requer um grande esforço das organizações. É preciso buscar formas mais eficientes de impulsionar a receita, dar autonomia aos colaboradores e atender às necessidades dos clientes. E o principal caminho para isso é aproveitar seus ativos de dados, tecnologias avançadas e a automatização de processos. Dessa forma, as empresas conseguem incorporar a inteligência às suas operações.

Empresas de todos os portes estão trabalhando para se transformarem em empresas inteligentes. Afinal, a tecnologia está acessível para todos. É possível aproveitar recursos avançados de software – como inteligência artificial e machine learning – para superar seus concorrentes de grande porte. Nesse caso, a agilidade e os processos atualizados podem fazer uma grande diferença.

Além disso, as empresas de maior sucesso dão autonomia aos colaboradores para que se dediquem a tarefas de maior valor agregado, melhorem seu processo decisório, explorem novos modelos de negócios e alcancem suas metas.

Benefícios de ser um líder de mercado

O que você imagina quando falamos sobre uma empresa se tornar líder de mercado? Apesar de ser uma imagem relacionada ao sucesso, é preciso transformar isso em resultados práticos.

Segundo a pesquisa elaborada pela IDC, as empresas classificadas como líderes estão alcançando:

  • Aumento de receita 8 vezes maior do que o das retardatárias
  • Satisfação dos clientes 7 vezes maior do que a das retardatárias
  • Aumento dos lucros 8 vezes maior do que o das retardatárias
  • Produtividade de colaboradores 8 vezes maior do que a das retardatárias

Ou seja, trata-se de um cenário que viabiliza o crescimento constante. É uma bola de neve que pode levar à consolidação de uma posição de destaque no mercado – superando os concorrentes com sucesso.

Atitudes que impulsionam o sucesso no longo prazo

Você sabia que existem algumas atitudes que as empresas líderes costumam adotar e que estão associadas ao alto desempenho? Essas atitudes ajudam a promover a flexibilidade e a agilidade nas empresas – tornando-se importantes para o sucesso no longo prazo em todos os segmentos de negócios.

A pesquisa da IDC revelou quais são essas atitudes que impulsionam o sucesso no longo prazo:

  1. Priorização de recursos de longo prazo
  2. Autonomia de inovação para os colaboradores
  3. Tratamento de dados como ativos, levando a insights acionáveis
  4. Viabilização e promoção de comunicação e colaboração
  5. Visão da tecnologia moderna como necessária e viabilizadora
  6. Patrocínio centralizado de iniciativas de transformação digital

Vamos analisar cada uma delas mais detalhadamente?

1. Priorização de recursos de longo prazo

A tecnologia exerce um papel cada vez mais importante nas empresas de todos os nichos e portes. E a visão de continuar explorando as novas tecnologias em longo prazo é fundamental não apenas para sobreviver no mercado, mas também para se tornar líder de mercado.

2. Autonomia de inovação para os colaboradores

As empresas líderes promovem a inovação de maneiras diferentes. Por isso, elas tendem a adotar uma abordagem “de fora para dentro”, suplementando insights internos com comentários externos de clientes e outros stakeholders.

Na prática, essas são as principais práticas adotadas pelas empresas líderes de mercado:

  • Criação de organizações e equipes internas dedicadas à inovação (60,8%)
  • Procura de inovações fora da empresa e do setor para incorporar às suas melhores práticas (50,1%)
  • Busca proativa e programática de comentários e engajamento dos clientes (48,7%)
  • Alocação de espaço físico para atividades criativa (41,7%)

3. Tratamento de dados como ativos, levando a insights acionáveis

As empresas líderes de mercado investem em gestão, integração, processos e tecnologia de integridade de dados para aprimorar a qualidade e a coordenação. E, como resultado, seus dados são mais confiáveis, compreensíveis e oportunos.

Esses dados são utilizados para influenciar a tomada de decisões e servem de fonte para o treinamento de algoritmos de inteligência artificial e machine learning – criando um círculo virtuoso de reforço positivo.

4. Viabilização e promoção de comunicação e colaboração

Apenas incorporar tecnologias nos processos de trabalho não garante um bom desempenho. As empresas líderes utilizam essa tecnologia para aprimorar a comunicação e colaboração interna e externa.

O conjunto de tecnologia, treinamento e governança permite que a empresa toda utilize a mesma linguagem. Dessa forma, torna-se possível aprimorar a inteligência de dados e alinhar as conquistas dos colaboradores às metas da empresa.

5. Visão da tecnologia moderna como necessária e viabilizadora

As empresas líderes usam tecnologias mais avançadas e aplicativos em pacotes modernos para executar suas operações. A lógica é bem simples: a tecnologia não é o único recurso necessário para desenvolver uma empresa mais inteligente, mas sem tecnologias modernas, as empresas não podem se tornar líderes.

6. Patrocínio centralizado de iniciativas de transformação digital

Nas empresas líderes, a equipe executiva e a central de TI impulsionam os esforços de transformação para ajudar a garantir coordenação, suporte e compromisso. Ou seja, existe uma centralização das iniciativas para aumentar o retorno sobre o investimento.

Embora seja importante obter suporte da organização inteira, a transformação digital liderada por departamentos individuais, como Vendas, Finanças ou Marketing, pode resultar em ineficiência e investimentos que não estejam bem alinhados.

Você está preparado para investir no aprimoramento da inteligência da sua empresa?

Para se tornar uma empresa líder, é necessário investir no desenvolvimento de inteligência empresarial mais avançada, bem como em talentos, tecnologias e práticas associadas. A IDC recomenda que os CEOs de empresas em crescimento se concentrem ativamente no seguinte:

  • Agilidade para dar suporte a metas finais
  • Autonomia da inovação
  • Dados como ativos
  • Comunicação e colaboração
  • Tecnologias avançadas e modernas
  • Patrocínio de transformação digital

 

Você já conhecia essas atitudes para sua empresa se tornar líder de mercado? Quer um auxílio para incorporar melhores práticas no seu negócio? Entre em contato e descubra como a LTSConsulting pode ajudá-lo.