Você sabe quais devem ser as habilidades para o trabalho com TI mais valorizadas pelos CIOs após a pandemia do novo coronavírus? Com a migração para o trabalho remoto e a valorização das soluções de TI para viabilizar as operações empresariais, está ocorrendo uma rápida transformação das necessidades relacionadas aos profissionais de TI.

Os líderes empresariais tiveram que repensar suas estratégias em relação à contratação, talento tecnológico e investimento corporativo como resultado da pandemia e a consequente imposição em massa de políticas de trabalho remoto. Para acompanhar essas mudanças, é fundamental que os profissionais também tenham as habilidades e competências necessárias.

Para conseguirmos avaliar as principais habilidades para o trabalho com TI que devem ser valorizadas pós-pandemia, vamos utilizar como base uma pesquisa da Npower, que buscou a opinião de CIOs e executivos de tecnologia. Confira logo a seguir quais foram os resultados encontrados.

A pesquisa conduzida pela Npower

Se o objetivo é ter uma visão mais clara sobre as habilidades para o trabalho com TI desejadas pós-pandemia, nada melhor do que buscar a opinião de quem realmente entende do assunto, não é?

A pesquisa conduzida pela Npower foi baseada nas respostas de 75 CIOs e executivos de tecnologia das indústrias de serviços financeiros, consultoria e tecnologia que fazem parte do conselho nacional ou regional da Npower – uma organização sem fins lucrativos dos EUA que oferece treinamento profissional gratuito para cargos de TI. Entre essas organizações estão Salesforce, Bank of America, Microsoft, Citi, Dell, Proctor & Gamble, EY, BofA, AT&T e Deloitte.

As descobertas refletem como os líderes empresariais estão se adaptando à nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19 e seus impactos sobre os profissionais de TI. Com novas habilidades sendo exigidas, será preciso investir na capacitação da equipe interna para conseguir atender às necessidades das organizações.

Várias grandes empresas de tecnologia, incluindo Google, Facebook e Amazon, ampliaram a opção de funcionários trabalharem remotamente para o restante de 2020 e além. Quase todos (96%) dos líderes de TI pesquisados pela NPower disseram esperar que mais pessoas trabalhem em casa após a pandemia.

Levando essa realidade em consideração, teremos não apenas mudanças nas operações internas do departamento de TI, mas também uma valorização crescente das soluções digitais para dar suporte a todas atividades desenvolvidas dentro das empresas. E como essas equipes devem se preparar para o trabalho com TI pós-pandemia?

As habilidades para trabalho com TI pós-pandemia

Segundo os dados levantados pela pesquisa, a segurança cibernética, a solução de problemas remotos de TI e o suporte na nuvem serão as habilidades mais procuradas pelas empresas nos meses seguintes à pandemia do COVID-19.

Veja os dados que se destacam sobre o assunto:

  • 98% dos líderes de TI de empresas como Deloitte, Citi, Microsoft e Salesforce disseram que o talento em segurança cibernética seria “extremamente importante” para as empresas nos próximos seis a 18 meses, quando entrassem na próxima fase de recuperação de bloqueios globais.
  • 73% dos participantes da pesquisa identificaram funções remotas de solução de problemas de TI como sendo extremamente importantes ou muito importantes para as empresas nos próximos meses.
  • 87% disseram que as funções de TI no suporte na nuvem são extremamente ou muito importantes.

Ou seja, existe uma forte tendência de aprimoramento do nível de suporte técnico que as equipes de TI podem oferecer aos funcionários à distância. Afinal, é esperado que o trabalho remoto continue sendo muito explorado nas organizações – mesmo depois que não for mais uma imposição por conta da pandemia.

Segurança cibernética

Atualmente, muitos profissionais estão trabalhando em casa, realizando videoconferências, enviando documentos e conduzindo seus negócios diários online. Porém, a falta de preparo para implementação do trabalho remoto levou muitas dessas pessoas a utilizarem seus dispositivos pessoais para executar os trabalhos – o que pode gerar vulnerabilidades.

Embora a maioria dos funcionários esteja acostumada a trabalhar no escritório sob sistemas de TI cuidadosamente criados, é impossível quantificar o número de permutações das configurações domésticas da internet.

Muitas empresas foram apanhadas despreparadas quando cidades e estados emitiram regras obrigatórias para ficar em casa. Agora, será preciso reavaliar com cuidado a situação para evitar prejuízos decorrentes da falta de segurança, enquanto as empresas tentam manter as operações funcionando – com funcionários em casa ligando ou enviando e-mail para obter informações sobre o cartão de crédito, imprimindo faturas em computadores domésticos e trabalhando com informações pessoais de clientes.

É todo esse contexto que leva ao destaque das habilidades de segurança cibernética. Com a evolução da tecnologia e operações remotas, nunca foi tão importante saber como aumentar a proteção.

Solução de problemas de TI e suporte na nuvem

A maioria das empresas já tinha funcionários que trabalhavam remotamente antes da crise do COVID-19. Porém, esse movimento de trabalho remoto em massa provocado pela pandemia pegou muitas organizações despreparadas – que tiveram que encontrar novas soluções de trabalho colaborativo, plataformas de videoconferência, entre outras tecnologias essenciais.

À medida que mais e mais empresas transferem funcionários para o trabalho remoto, os escritórios domésticos se tornarão comuns. Porém, existem considerações práticas quando os funcionários estão trabalhando em um local de trabalho remoto, e garantir que eles estejam seguros, preparados e operacionais é um grande objetivo.

Para que isso aconteça, será necessário que o trabalho com TI possa fornecer solução de problemas remotos e o suporte na nuvem – garantindo que as operações possam fluir com eficiência mesmo quando todos estão distantes fisicamente.

O que esperar do futuro pós-pandemia?

Embora tenha tido grande sucesso, a mudança repentina para o trabalho remoto foi acompanhada por uma série de novas questões técnicas e culturais para as empresas. A segurança cibernética, por exemplo, tornou-se rapidamente uma prioridade para empresas que agora têm menos controle sobre os dispositivos que acessam redes corporativas e também enfrentam a tarefa de impedir criminosos cibernéticos que tentam tirar proveito da crise do coronavírus.

No entanto, as empresas estão se ajustando constantemente ao novo cenário. Quase 70% dos participantes da pesquisa da NPower disseram que esperam um investimento contínuo ou aumentado das empresas em qualificação e treinamento para novas habilidades de TI pós-COVID-19.

Você também vislumbra destas habilidades para o trabalho com TI como valorizadas pós-pandemia? A LTS está disponível para auxiliar no suporte aos CIOs e sua equipe, durante e depois de passada a crise do COVID-19. Entre em contato com a nossa equipe de especialistas.