Nos últimos anos, o uso dos softwares ERP (Enterprise Resource Planning) se tornaram o digital core das empresas que buscam otimizar a gestão de seus negócios. E, neste cenário, o SAP se destaca como a solução completa para alcançar o máximo de produtividade. Com os módulos SAP você pode garantir que todos os processos da estrutura organizacional funcionem com eficiência.
O sistema SAP foi projetado para integrar toda a empresa e fornecer informações instantâneas, usando uma única fonte de verdade, processos em tempo real, planejamento e análise dinâmicos. Dessa forma, empresas de todos os setores podem obter um nível profundo e amplo de funcionalidades combinado com um alto grau de flexibilidade na personalização.
Quer conhecer melhor quais são os módulos SAP ERP e como eles podem contribuir com a sua empresa? Confira logo a seguir.
Quais são os módulos SAP?
Os módulos SAP são divididos conforme os recursos que são disponibilizados na plataforma e cada empresa pode utilizar aqueles que são necessários no desenvolvimento de suas atividades. Porém, o grande número de módulos e siglas podem tornar confuso o entendimento.
Para ajudá-lo nesse processo, vamos entender melhor quais são os módulos SAP mais importantes:
- Financial Accounting (FI)
- Financial Supply Chain Management (FSCM)
- Controlling (CO)
- Materials Management (MM)
- Sales and Distribution (SD)
- Logistics Execution (LE)
- Production Planning (PP)
- Quality Management (QM)
- Plant Maintenance (PM)
- Project System (PS)
- Human Capital Management (HCM)
- Supplier Relationship Management (SRM)
- Fixed Asset Management (AM)
- Business Warehousing (BW)
- Warehouse Management (WM)
- Advanced Business Application Programming (ABAP)
Entre esses, vamos aprofundar o entendimento sobre alguns dos mais utilizados pelas organizações brasileiras:
1. Financial Accounting (FI)
O módulo de Financial Accounting é responsável por rastrear o fluxo de dados financeiros em toda a organização de maneira controlada e integrar todas as informações para uma tomada estratégica eficaz de decisões.
Para isso, o módulo SAP FI inclui diversas atividades – como a criação da estrutura organizacional, configurações globais da contabilidade financeira, contas a pagar, contas a receber, entre outras.
2. Controlling (CO)
O módulo SAP CO facilita a coordenação, o monitoramento e a otimização de todos os processos em uma organização. Além disso, ele ajuda na análise dos números reais fazendo uma comparação com os dados planejados nas estratégias de negócio.
Para alcançar a sua finalidade, o módulo SAP CO inclui diversas funcionalidades: contabilidade de classes de custo, centros de custos, contabilidade baseada em atividades, controle de custos do produto, análise de rentabilidade, avaliação do lucro ou prejuízo de áreas individuais e independentes dentro de uma organização, entre outras.
3. Sales and Distribution (SD)
O SAP SD é um dos módulos mais importantes do SAP – possuindo um alto nível de complexidade de integração. O SAP SD é usado pelas organizações para dar suporte às atividades de vendas e distribuição de produtos e serviços, iniciando da consulta ao pedido e finalizando com a entrega.
O SAP SD pode monitorar uma infinidade de atividades que ocorrem em uma organização, como consultas de produtos, cotação (atividades de pré-venda), gestão de pedidos, preços, programação de entregas (atividade de vendas), picking, embalagem, saída de mercadorias, remessa de produtos para clientes, entrega de produtos e cobrança.
Em todos esses processos, vários módulos estão envolvidos, como FI (Contabilidade Financeira), CO (Controladoria), MM (Gerenciamento de Materiais), PP (Planejamento de Produção), LE (Execução Logística), entre outros.
4. Materials Management (MM)
O módulo SAP MM lida com o movimento de materiais da organização – incluindo atividades como logística, gerenciamento da cadeia de suprimentos, vendas e entrega, gerenciamento de depósitos, produção e planejamento.
Quer mais informações sobre o módulo SAP MM? Clique aqui e saiba mais!
5. Supplier Relationship Management (SRM)
O módulo SRM faz a gestão do relacionamento com fornecedores. Ou seja, ele lida com a transição eficaz e eficiente de produtos e serviços entre uma organização e seus fornecedores. O principal processo abordado nesta seção é a aquisição de produtos como materiais diretos, materiais indiretos e serviços. Este módulo pode ser efetivamente integrado ao sistema de planejamento, contabilidade e inventário.
6. Human Capital Management (HCM)
Entre os módulos SAP também está o HCM – que engloba as atividades relacionadas aos Recursos Humanos. É neste módulo que são inseridos dados relacionados a funcionários para fins administrativos, de registro de horas e folha de pagamento.
O sistema de RH possui pontos de integração muito fortes (nos quais os dados são transmitidos sem intervenção humana) com praticamente todos os outros módulos SAP. Além disso, há uma integração muito estreita entre os submódulos de RH.
7. Production Planning (PP)
O módulo SAP PP tem como objetivo fazer o planejamento e gerenciamento de produção. Ele funciona em conjunto com vendas para que seja possível fazer o planejamento de vendas e operações, planejamento de recursos de distribuição, planejamento de necessidades de material, Kanban, planejamento de custos de produtos, entre outros.
8. Quality Management (QM)
O módulo SAP QM contribui com a gestão da qualidade em produções nos processos de uma organização. Trata-se de uma grande ajuda para que a organização possa acelerar seus negócios – adotando uma maneira estruturada e funcional de gerenciar a qualidade em diferentes processos.
Para alcançar sua finalidade o módulo QM possui integração com diversos outros processos: aquisição e vendas, produção, planejamento, inspeção, notificação, controle, gerenciamento de auditoria e assim por diante.
9. Plant Maintenance (PM)
O módulo SAP PM faz o gerenciamento de todas as atividades de manutenção em uma organização. Na prática, estamos falando sobre o conjunto de atividades-chave que incluem inspeção, notificações, manutenção corretiva e preventiva, reparos e outras medidas para manter um sistema técnico ideal.
Clique aqui e veja mais detalhes sobre o módulo SAP PM.
10. Advanced Business Application Programming (ABAP)
Por fim, temos o ABAP, que se refere ao termo Advanced Business Application Programming e pode ser entendido como “programação avançada de aplicativos de negócios”. Ele representa a linguagem de desenvolvimento mais utilizada dentro do SAP.
Você já conhecia esses módulos SAP? Quer descobrir como explorar todo o potencial dessas soluções no seu negócio? Apoiamos você em todas as áreas de negócios, conquistado em anos de experiência e nos mais variados segmentos, então confira como a LTS pode ajudá-lo na consultoria SAP.