Você está buscando uma otimização de custos de TI? Essa é um dos objetivos principais dos gestores atualmente. Afinal, em quase todos os setores, as organizações de hoje enfrentam pressão para manter os custos baixos. Uma pandemia global, a volatilidade contínua do mercado e a ruptura digital criaram uma nova normalidade e forçaram as empresas a examinar suas despesas.

Os gastos com tecnologia são um grande componente da estrutura de custos das empresas em todos os setores, e até mesmo empresas com histórico recente de crescimento estão procurando por maneiras de equilibrar os custos de TI com os benefícios das tecnologias. A partir disso, surgem várias dúvidas: você deveria gastar mais ou menos? Você está investindo nas coisas certas?

Neste artigo vamos conferir alguns insights para otimização de custos de TI que podem ajudá-lo a superar esse desafio. Confira!

Otimização de custos de TI – o que é e o que a desencadeia?

Otimização de custos de TI trata de alinhar a estrutura de custos de TI à proposta de valor de negócios esperada. Diferente da redução de custos tradicional, é preciso se concentrar em onde uma empresa deve investir em tecnologia para gerar o máximo valor.

Ou seja, o ponto-chave é avaliar se uma empresa está gastando com sabedoria ou não – o que dependerá de vários fatores, incluindo sua estratégia, modelo operacional e maturidade de TI. Quando alcançada a eficiência, a otimização de custos de TI fornece resultados tangíveis de curto prazo e benefícios de longo prazo.

Estrutura de custos de TI

A estrutura de custos de uma organização de TI é influenciada por diversas alavancas de valor discretas, mas interdependentes, que podem ser avaliadas e “puxadas” de forma holística. Veja quais são as perguntas que podem ajudá-lo a guiar a otimização de custos de TI:

  • Alinhamento estratégico de TI. A TI está alinhada com a estratégia de negócios e o contexto do setor?
  • Perfil de gastos com TI. Estamos gastando a quantia certa de dinheiro? Estamos gastando nas coisas certas?
  • Alinhamento organizacional. Temos a estrutura e as pessoas certas no lugar?
  • Tamanho certo do portfólio de projetos. Estamos fazendo as coisas certas? Estamos fazendo isso corretamente? Estamos obtendo o valor esperado?
  • Racionalização do portfólio de sistemas. As tecnologias e plataformas subjacentes são as soluções certas? Eles estão alinhados a uma arquitetura sustentável?
  • Parcerias com fornecedores. Estamos trabalhando em parceria com fornecedores e fornecedores que atuam como verdadeiros parceiros do negócio? As relações e contratos são estruturados favoravelmente à empresa?
  • Eficiência do processo de TI. Os negócios guiam a tecnologia ou a tecnologia guia sua empresa? Os processos são eficazes e aumentam a eficiência?

8 insights para otimização de custos de TI

Afinal, como promover a otimização de custos de TI na prática? Confira alguns insights valiosos sobre o assunto:

1. Implemente serviços compartilhados

Uma ótima forma de otimizar os custos de TI é buscar a economia de escala gerada pelos serviços compartilhados de TI nas unidades de negócios. Com base nessa estratégia, você evita o retrabalho, acelera o ritmo da implementação de melhorias, oferece um maior nível de controle sobre processos críticos e aumenta a produtividade.

2. Adote uma política que priorize a nuvem

A opção por uma política que prioriza a nuvem oferece um espectro de recursos que vão desde infraestrutura como serviço (IaaS) até software como serviço (SaaS). Embora muitas organizações escolham serviços em nuvem para aumentar a agilidade, flexibilidade e escalabilidade, elas também experimentam eficiências de custo com o tempo.

3. Implemente automação de processos

Você provavelmente já sabe disso melhor que ninguém, mas a automação de processos é muito eficiente quando falamos sobre otimizar custos. Tecnologias como automação de processos robóticos (RPA) e inteligência artificial (AI) conseguem analisar e identificar padrões que podem ser usados para tomar decisões de negócios estratégicas – levando a uma redução de custos.

4. Foque no impacto imediato…

Quando falamos sobre otimização de custos de TI, você deve buscar um impacto em semanas ou meses, não em anos. Se você já contratou um serviço por 3 anos, não vale a pena começar a procurar por uma alternativa mais viável neste momento. Em vez disso, foque nas despesas mensais ou que afetarão a empresa nos próximos meses.

5. …mas pense em longo prazo

As ações de otimização de custos de TI devem ter um impacto imediato, mas também é preciso pensar nas consequências em longo prazo. O ideal é focar em custos que podem realmente ser reduzidos ou eliminados de fato – não apenas congelados para o período atual, apenas para reaparecer mais adiante.

6. Avalie o dia a dia de trabalho

O simples exercício de observar o dia a dia de trabalho dos profissionais de TI pode relevar outras formas interessantes de otimizar os custos de TI na sua empresa – seja reestruturando o fluxo de operações, incorporando novas ferramentas ou mudando o foco das atividades.

7. Acerte nas integrações de sistemas

Atualmente, existem milhares de opções de tecnologia, APIs específicas de fornecedores, APIs privadas, módulos complementares, entre outras. Por isso, pode ser difícil descobrir quais integrações fornecerão mais valor para sua empresa e seus clientes, não é? Porém, priorizar as integrações certas pode ser uma boa maneira de eliminar alguns custos.

8. Considere contratar uma consultoria

Uma consultoria especializada muitas vezes é vista como uma despesa. Porém, a verdade é que esse serviço pode facilmente se transformar em um investimento – proporcionando um ótimo retorno sobre investimento e gerando benefícios financeiros.

Uma consultoria para seus negócios SAP por exemplo, permite que você consiga tirar o máximo dos sistemas usados pela sua empresa. Os profissionais externos desenvolvem e implementam sistemas SAP em conjunto com as equipes internas de TI – determinando as necessidades do negócio, criando soluções SAP personalizadas e integrando facilmente os aplicativos SAP à infraestrutura de TI existente.

Na prática, grande parte desse investimento retorna em benefícios para a empresa. A consultoria SAP trabalhará para aumentar sua produtividade, reduzir custos internos e alavancar seus resultados – usando sua experiência nas melhores práticas de mercado e metodologias ideais.

 

Estes insights fazem sentido para a otimização de custos de TI no seu atual cenário? Quer conhecer melhor os benefícios de uma consultoria SAP? Então conheça um pouco mais da LTS Consulting!