A integração de sistemas é uma rotina necessária para o aumento da eficiência das operações de uma empresa, certo? Entretanto, esse é um assunto que deve ser tratado com atenção pela equipe de TI para definir quais integrações realmente são necessárias.

O time de TI é impactado com frequência sobre necessidades de integração. Em outros momentos, integrações são necessárias, porém departamentos da empresa, inclusive a TI, não conseguem identificá-las. Neste contexto, é fundamental distinguir quais os pedidos de integração realmente são necessários e quais integrações necessárias ainda não foram identificadas para solucionar lacunas.

Com milhares de opções de tecnologia, APIs específicas de fornecedores, APIs privadas, etc., pode ser difícil descobrir quais integrações fornecerão mais valor para sua empresa e seus clientes. E, como sua empresa não tem recursos ilimitados, é fundamental priorizar as integrações certas.

Quer aprender a definir quais integrações de sistemas sua empresa realmente necessita? Confira logo a seguir!

4 passos para definir quais integrações de sistemas são necessárias

As integrações de sistemas são importantes para “amarrar” as informações de diversas ferramentas usadas pela organização. Por exemplo, não faz sentido implementar um projeto de gestão contábil se os dados gerados nesse sistema não são exportados para os controles financeiros ou gestão de estoque, não é?

Ou seja, as integrações de sistemas devem permitir a harmonização dos dados que trafegam em uma empresa. E isso gera uma infinidade de benefícios estratégicos e operacionais – incluindo o fim das falhas de comunicação, aumento da produtividade, redução de erros, diminuição de custos, diminuição de redundâncias e gestão mais inteligente.

Mas nem todas as integrações de sistemas realmente são necessárias – e você precisa saber onde alocar seu tempo e recursos. Neste momento, a melhor opção é perguntar à sua equipe!

Aqui está o porquê: as partes interessadas internas normalmente têm uma ótima noção do que realmente é necessário no dia a dia. Afinal, um gerente de logística certamente sabe mais sobre essas operações do que os profissionais de TI.

Portanto, a definição das integrações de sistemas necessárias é baseada na busca de informações para usar como base. Veja como colocar isso em prática:

1. Saiba onde obter informações

O primeiro passo para definir quais integrações de sistemas sua empresa necessita é saber onde obter informações com os profissionais da organização.

Para você entender melhor essa problemática, deixamos aqui alguns exemplos de setores que merecem uma atenção para essa coleta de informações. Estes envolvidos geralmente possuem uma boa noção do que os clientes e clientes potenciais precisam, podendo iluminar a necessidade ou não das integrações:

  • Vendas: os membros da equipe de vendas são incentivados a fechar o máximo de negócios possível, certo? Por isso, eles conhecem como ninguém quais são as integrações de sistemas importantes durante o ciclo de vendas.
  • Engenharia de vendas: os engenheiros de vendas trabalham diretamente com grande parte dos ciclos de vendas. Ao entrar em contato com esses profissionais, você provavelmente terá uma confirmação em relação ao que a equipe de vendas está dizendo.
  • Serviços profissionais: as equipes de serviços profissionais realizam trabalhos personalizados para seus clientes – e muitos desses projetos são integrações personalizadas entre seu produto e um terminal. Entretanto, essas integrações ponto a ponto podem ser caras de construir, difíceis de manter e criar um risco de rotatividade. Com base nisso, você pode obter informações importantes sobre as integrações de sistemas importantes para contornar esses desafios.
  • Sucesso do cliente: a equipe de sucesso do cliente é a sua porta de entrada para o cliente. Portanto, esses são os profissionais que você deseja ouvir para promover aprimoramentos de recursos do produto/serviço que repercutam no público-alvo. Seus gerentes de conta podem compartilhar exemplos específicos de onde eles poderiam fazer upsell / vendas cruzadas se tivessem as integrações ideais.

2. Colete e registre o feedback

Já vimos que obter informações da sua equipe é determinante para acertar na definição das integrações de sistemas mais importantes. Mas como entrar em contato com esses profissionais para buscar as informações que você deseja?

Para coletar os feedbacks você poderia simplesmente ir ao escritório e perguntar aos membros da equipe o que eles acham que está tudo bem e o que não está com o ambiente atual. Mas seria mais fácil e inteligente registrar esses dados em algum lugar. Dessa forma, você poderá revisar essas informações mais tarde, construir e atualizar seu roteiro e fornecer relatórios aos executivos.

Uma prática comum é utilizar um software de pesquisa como SurveyMonkey ou um formulário do Google Forms. Dessa forma, você pode facilmente coletar a visão das equipes internas – tornando a análise e a identificação de tendências muito mais fáceis.

3. Acerte nas perguntas a serem feitas

Enquanto você está compilando sua pesquisa de feedback, aqui estão algumas questões-chave a serem consideradas:

  • Quais são as integrações necessárias? A raiz da questão é com qual ferramenta eles desejam que você se conecte. Você precisa determinar quais ferramentas os profissionais da empresa e seus clientes estão usando e esperando. A forma como a pergunta será formulada é fundamental para direcionar uma solução ou sua problemática, já que dependendo do caso, o usuário não sabe a resposta de forma clara.
  • O que essas integrações devem fazer? Esta é uma pergunta muito mais desafiadora de formular corretamente, mas é a chave para o seu sucesso. Você precisa entender o que as partes interessadas esperam que a integração faça. Afinal, é provável que você tenha um amplo conjunto de casos de uso que possa oferecer suporte. Então talvez este questionamento seja preciso partir de uma visão holística antes da visão micro.

4. Faça uma análise de feedback

Agora que você tem todos esses dados de suas equipes internas, é hora de fazer uma boa análise. Talvez você consiga descobrir facilmente quais são as integrações mais esperadas tanto pela equipe interna quanto pelos clientes da empresa. Porém, talvez as coisas não sejam tão fáceis assim – exigindo que você defina um quadrante para a escolha das integrações de sistemas com capacidade de gerar o maior impacto em termos de geração de valor de negócios.

Está preparado para acertar nas integrações de sistemas?

Quando você consegue definir corretamente quais integrações de sistemas sua empresa necessita, os benefícios em foco para ampliar o valor do negócio podem variar em:

  • Comunicação, colaboração e fluxo de trabalho aprimorados com funcionários
  • Aumento da eficiência e eficácia da equipe
  • Precisão de dados em tempo real
  • Aumento da segurança
  • Eficiência em custos
  • Gestão inteligente e maior capacidade na tomada de decisão
  • Eliminação na redundância das informações
  • Aceleração da inovação na empresa
  • Entrega de maior valor para o cliente

O que achou deste apanhado geral para definir quais integrações de sistemas sua empresa necessita? Quer ler mais conteúdos como este? Então continue no blog da LTS!