Em apenas alguns meses, a crise da COVID-19 trouxe anos de mudanças na forma como as empresas em todos os setores e regiões fazem negócios. E a tecnologia se tornou a grande protagonista neste processo. Por conta disso, o papel da TI se torna muito importante na recuperação após um período de crise.

De acordo com uma nova Pesquisa Global da McKinsey que entrevistou vários executivos, suas empresas aceleraram a digitalização de suas interações com clientes, cadeias de suprimentos e de suas operações internas em três a quatro anos. E a participação de produtos digitais ou habilitados digitalmente em seus portfólios acelerou em sete anos.

Quase todos os entrevistados desta pesquisa disseram que suas empresas apresentaram pelo menos soluções temporárias para atender a muitas das novas demandas. Além disso, eles esperam que a maioria dessas mudanças seja duradoura e já estão fazendo os investimentos necessários para isso.

Para permanecer competitivo neste novo ambiente de negócios, são necessárias novas estratégias e práticas. E, considerando a função estratégica da tecnologia, o papel da TI nunca foi tão crítico no sucesso das organizações.

Neste artigo vamos compreender melhor qual é o papel da TI estratégica, aliada as áreas de negócios, para recuperação da COVID-19. Confira.

O papel da TI nos negócios atualmente

A rápida migração para tecnologias digitais impulsionada pela pandemia continuará durante o período de recuperação. Trata-se de um caminho sem volta para as organizações que precisaram digitalizar seus processos como resposta à pandemia.

Até agora, a maioria dos executivos levou suas empresas a digitalizar pelo menos parte de seus negócios para proteger os funcionários e atender os clientes que enfrentam restrições de mobilidade como resultado da crise do COVID-19. Mas essa tendência não deve ser esquecida depois de superada a crise.

Os bancos fizeram a transição para vendas remotas e ampliaram o alcance digital dos clientes. Os supermercados migraram para um formato de pedidos e entregas online. As escolas em muitas localidades se voltaram para o aprendizado 100% online e salas de aula digitais. Os médicos começaram a entregar telemedicina. As grandes indústrias migraram as atividades de muitos de seus setores para o trabalho remoto. E essa lista continua.

Entretanto, para sustentar todas essas mudanças em longo prazo e extrair todo o potencial da tecnologia, é inegável o papel da TI no processo como peça chave. Afinal, é preciso acompanhar os comportamentos dos clientes, o surgimento de novos canais digitais, a reformulação de processos internos, a incorporação de novas ferramentas, entre outras necessidades. E tudo isso buscando se manter à frente dos concorrentes.

Como a TI auxilia na recuperação da pandemia?

De acordo com a IDC, para a resiliência empresarial, os negócios devem passar por quatro fases na recuperação da COVID-19 – com uma participação ativa da TI em todas elas. Veja quais são essas etapas:

1. Reagir

Esta foi a primeira etapa para a recuperação das empresas: uma reação para minimizar as perdas e se adaptar à nova realidade. Neste momento, as empresas migraram para o home office, implementaram novas soluções digitais para viabilizar o trabalho remoto, ampliaram os canais digitais para atendimento ao cliente, entre outras ações de resposta à COVID-19.

2. Reorganizar

Depois da reação inicial, as empresas começaram a se ajustar ao novo ambiente de negócios e socioeconômico. Para isso, muitas organizações incorporaram ferramentas para organizar seu fluxo de trabalho à nova realidade e começaram a se adaptar ao novo comportamento do consumidor.

O grande ponto de destaque é a necessidade de inovar com agilidade. Em condições normais, incorporar uma nova solução de armazenamento na nuvem poderia levar meses, mas a pandemia fez com que isso fosse colocado em prática em questão de dias.

Durante esta fase – e durante toda a jornada de recuperação – o plano deve se concentrar na experiência do cliente, funcionários e parceiros. Entretanto, depois de passada a necessidade de adaptação inicial, as organizações podem reorganizar seus processos incorporando a tecnologia desde sua concepção.

3. Reimaginar

À medida que começamos a pensar no cenário póscoronavírus, entramos em uma fase que chamamos de “reimaginar”, em que as empresas podem reunir todos os novos conhecimentos e experiências para continuar a expansão digital.

Neste momento o papel da TI se torna ainda mais estratégico, pois a digitalização está cada vez mais alinhada com o planejamento organizacional. Será preciso continuar o processo de migração para nuvem e automação de processos – expandindo ainda mais os limites da entrega remota.

Entretanto, os profissionais de TI também devem ajudar a determinar quais dessas atividades remotas, lançadas em um momento de crise, devem permanecer e ser instanciadas como inovação. Mais do que isso, é preciso avaliar quais outras inovações podem ser incorporadas para manter o ritmo.

4. Reinventar e reconstruir

Finalmente, os profissionais de TI devem ajudar as empresas a reinventar e reconstruir, e as iniciativas digitais e remotas serão estendidas. Afinal, a tecnologia deve ocupar um papel cada vez mais central no planejamento empresarial.

E esse processo pode se estender em diversas áreas importantes de uma organização:

  • Planejamento de receita e continuidade de negócios
  • Análise operacional e de rede
  • Soluções de colaboração
  • Digitalização e automação
  • Gerenciamento e integração de dados aumentados
  • Novos padrões de consumo
  • Otimização da experiência do cliente

Por conta de toda a experiência criada pela COVID-19, os gestores conseguem enxergar de forma mais clara todo o poder que a tecnologia pode entregar para seus negócios. O papel da TI é conseguir colocar todas as expectativas em prática e atuar como um braço estratégico na digitalização das empresas. Atrelado a este tema, temos um conteúdo que mostra como criar um discurso de valor e credibilidade para a importância da TI nas empresas, leia agora.

Sua empresa já percebeu o papel da TI na recuperação da crise criada pela COVID-19? Quer acompanhar mais conteúdos como este? Então continue de olho nos materiais no blog da LTS!