Qualquer organização de sucesso precisa coordenar inúmeros fatores internos e externos para se manter no topo. Com todas as incertezas do mercado, o comportamento humano em rápida evolução e novas tecnologias surgindo a todo instante, a resiliência empresarial se torna mais importante do que nunca. E a inteligência digital é fundamental neste momento.

Gerenciar a volatilidade do mercado sem sistemas corporativos profundamente integrados pode colocar as organizações em uma desvantagem tremenda. Pessoas em todos os níveis da empresa ficam mais ansiosas, estressadas e até com medo quando o próximo curso de ação não é claro.

A sabedoria tradicional diz que agir rapidamente é fundamental para resistir a qualquer choque econômico e aproveitar boas oportunidades. Mas para colocar isso em prática é necessário sincronizar as ações em toda a estrutura organizacional. Ferramentas digitais e análises avançadas se mostram essenciais para avaliar o cenário, identificar ações necessárias e monitorar o progresso.

Quer compreender melhor o papel da inteligência digital para a resiliência empresarial? Confira ao longo deste artigo.

Uma ação corajosa e decisiva exige uma certeza inteligente

Uma das piores experiências para os gestores é o momento em que percebem que suas previsões estão erradas – e não por alguns pontos percentuais. A inteligência de negócios não pode ser uma reflexão tardia. É preciso que os dados sejam capturados, processados, analisados e entregues em tempo real por meio de um ERP inteligente – como o SAP S/4HANA. Ao dar esse passo, as empresas têm a base necessária para adquirir a velocidade necessária para se diferenciar.

Suponha que uma empresa projete um crescimento de receita impressionante, em comparação com o desempenho financeiro de seus concorrentes. Entretanto, assim que os livros anuais fecham, ela rapidamente descobre que o ano terminou como uma perda significativa, incomodando as partes interessadas, analistas e o conselho executivo.

Essa é uma situação não muito incomum no mundo empresarial. Geralmente, ela é causada justamente pela falta de inteligência digital para processar os dados na velocidade necessária – dificultando a detecção de problemas e causando lentidão na resposta às mudanças necessárias na execução das estratégias traçadas.

Em tempos de profundas mudanças e incertezas, há pouca tolerância para tal situação. A resiliência empresarial passa pelo acesso rápido a dados precisos e em tempo real para orquestrar cuidadosamente os recursos em toda a organização – alinhando metas e ações.

Quanto mais estreita a colaboração e integração, mais rápido e dinâmico o negócio opera. Isso garante que as empresas que saibam onde concentrar seus esforços – com base em uma combinação de dados precisos e inteligência digital. A partir disso, essas organizações ficam bem posicionadas para detectar novos padrões emergentes e agir sobre eles antes de seus concorrentes.

A importância de evoluir a mentalidade na transformação digital

Por muito tempo, as empresas implementaram várias tecnologias para aumentar sua velocidade e produtividade, concentrando-se em um ou mais dos seguintes:

  • Uso de ERP focados para operações financeiras internas
  • Plataformas internas usadas por diferentes setores para atender a funções específicas – como gerenciamento de recursos do cliente (CRM) e recursos humanos (HCM)
  • Ferramentas de business intelligence
  • Soluções personalizadas projetadas para permitir processos regionais e industriais exclusivos
  • Suporte de múltiplos bancos de dados
  • Sistema de planilha, e-mail e tecnologias de produtividade
  • Processos de segurança e software

Esses elementos têm servido bem às empresas. No entanto, a tecnologia continua evoluindo e uma arquitetura fragmentada não pode fornecer a agilidade e integração necessárias para se manter competitivo hoje. O uso de várias soluções separadas pode criar uma série de atrasos no sistema e recursos inconsistentes que tornam as operações menos eficientes.

A diferenciação competitiva ocorre apenas quando a estrutura de tecnologia oferece suporte à inovação contínua, disponibilidade sempre ativa e processos consistentes em sistemas internos e externos e – fornecendo a inteligência e o insight para aproveitar as oportunidades. Embora essa meta possa parecer elevada, as empresas podem alcançar esse patamar com o uso da inteligência digital.

Alcançando a resiliência empresarial com um ERP inteligente

Soluções de ERP inteligentes, como SAP S/4HANA, são projetadas para fornecer uma abordagem holística para unir toda a infraestrutura do sistema com integridade, inovação, dados integrados e segurança. As organizações se beneficiam de uma arquitetura simplificada, processos de ponta a ponta e inovação no modelo de negócio – tudo possibilitado por uma integração ininterrupta pronta para uso e uma plataforma de inteligência integrada, que suporte o crescimento do seu negócio.

A experiência contínua e consistente com base na inteligência digital oferece uma visão harmonizada de 360 graus do negócio e de seus clientes. Os usuários se beneficiam de percepções instantâneas e uma variedade de recursos automatizados de planejamento, previsão e simulação. A análise em tempo real é incorporada ao longo de cada etapa do processo de tomada de decisão.

Quanto mais os tomadores de decisão confiarem na inteligência digital, maior será a capacidade de resiliência empresarial. Ao focar nos pontos de integração e torná-los consistentes e parte do roteiro contínuo, as empresas podem ajudar a garantir a integridade de seu panorama de sistema atual, bem como a evolução futura.

Resiliência para promover crescimento

As empresas que evoluem e valorizam a inteligência digital, estão bem posicionadas como líderes em seus mercados, emergindo mais fortes de qualquer grau de incerteza econômica. Ao usar um ERP inteligente altamente conectado, é possível estender os cobiçados recursos digitais para além da empresa e permitir uma vantagem competitiva ágil de fato.

A partir disso, todo o cenário da empresa pode compartilhar uma única fonte de informações e experiência de usuário consistente que corresponde à maneira como as pessoas trabalham, harmonizando todos os recursos que atendem a funcionários, clientes e apoiando as operações de toda a organização de forma padronizada e sem duplicatas.

 

A combinação de um ERP como o SAP S/4HANA e uma consultoria SAP é o melhor caminho para atingir a plena inteligência digital e resiliência empresarial. A consultoria SAP da LTS direciona seus negócios para se tornarem realmente resilientes. Visite nossa página e descubra como podemos ajudá-lo!