São nestes momentos de crise econômica no Brasil, que muitas organizações passam por mudanças em meio a dúvidas e dificuldades – geralmente pela queda no faturamento e pelo clima de pessimismo e retenção no mercado. Porém, essas situações também podem ser ótimas para promover a inovação e encontrar novas oportunidades de crescimento.

Esses momentos de impasse afetam todos os departamentos da organização, porém dois departamentos precisam de uma atenção especial: o setor financeiro e o setor de TI. Afinal, as finanças e o uso das tecnologias são dois pilares essenciais quando falamos sobre crise, gestão de riscos, compliance tributário e inovação.

Crise econômica atual

Atualmente o Brasil passa por uma crise desencadeada pelo novo coronavírus. Essa pandemia gerou sérias consequências em níveis sociais e econômicos – afetando o desenvolvimento das atividades de muitas empresas. Porém, cenários semelhantes a esse já aconteceram anteriormente e podem voltar a ocorrer no futuro.

Para muitas organizações, a forma de enfrentar momentos de crise econômica no Brasil é aplicar medidas previsíveis: reduzir recursos, encerrar investimentos em inovação em longo prazo e mudar o foco para prioridades de curto prazo. Mas um ambiente econômico desafiador exige a necessidade de inovar mais, não menos. Os líderes empresariais devem procurar capitalizar os ciclos recessivos para definir um curso estratégico para os dias mais ensolarados.

Nos bons tempos – e especialmente nos maus – a inovação continua sendo uma alavanca crítica para as organizações alcançarem seus objetivos estratégicos de longo prazo. Mas quando a economia cai, é especialmente importante que as empresas abordem a inovação de maneira estratégica e ponderada, porque a margem de erro diminui à medida que os tempos ficam difíceis. Um plano estratégico de inovação ajudará as empresas a fazer mais com menos e continuar avançando.

As organizações que priorizam inovar em momentos de crise econômica no Brasil descobrirão que um ambiente restrito pode realmente promover a criatividade que leva a ondas poderosas de crescimento em longo prazo. Neste artigo veremos como você pode colocar isso em prática na sua empresa.

Por que a inovação é importante em tempos de crise?

Vivemos um período de transformação digital em que as novas tecnologias exercem um papel cada vez mais importante dentro das empresas. Nesse novo ambiente, os líderes em inovação devem desempenhar um papel essencial para ajudar a organização a prosperar e impulsionar o crescimento.

Mas como a inovação deve ser encarada em tempos de crise? Para alguns líderes, um momento de crise pode ser uma ameaça existencial aos seus esforços. Para outros, trata-se de uma oportunidade real de criar valor e definir soluções para ajudar a organização a navegar efetivamente em mares agitados. E acima de tudo, é o momento de mostrar valor ao seu cliente, demonstrar que neste momento sua empresa é capaz de ajuda-lo com um proposito ainda maior.

Se o cenário se mostra pessimista, é necessário redobrar os esforços para conquistar resultados positivos. E isso passa diretamente pela capacidade de inovação. Afinal, tempos de crise exigem soluções criativas para minimizar os efeitos negativos e aproveitar as oportunidades que podem surgir.

Portanto, conseguir inovar pode se tornar seu grande trunfo em momentos de crise econômica no Brasil. Enquanto muitas outras empresas sofrem as consequências negativas, o seu negócio pode se diferenciar e criar as condições ideias para prosperar após superada a crise!

7 dicas para inovar em momentos de crise econômica no Brasil

De fato, em momentos de crise econômica, as grandes empresas devem enxergar um novo cenário. Enquanto alguns concorrentes vão estar retraídos, é o momento de chamar atenção e ser o foco do mercado no segmento em que o negócio está inserido.

Quer entender como é possível inovar em períodos de crise? Então confira essas dicas:

1. Tire projetos da gaveta

Sabe aqueles projetos que estão na gaveta faz vários meses, mas nunca foram uma prioridade? Esse pode ser o momento ideal para avaliar quais deles podem ser utilizados. Em especial, os novos projetos de baixo custo de implementação podem ser uma ótima saída para passar por momentos de crise no Brasil.

2. Teste novos modelos de negócio

Outra ótima forma de inovar é testar novos modelos de negócio. Por conta da pandemia do novo coronavírus, muitas organizações se viram obrigadas a colocar isso em prática – implementando o trabalho em home office e explorando a educação à distância, por exemplo.

Porém, muitas outras rotinas e processos podem ser digitalizados para promover novos modelos de negócio. Com um mundo cada vez mais digital, é sempre importante acompanhar as tendências que surgem e podem contribuir com o aumento da produtividade, tanto sua, como da organização e seus clientes.

Algumas iniciativas para um novo modelo de negócio, ou ao menos uma adaptação do modelo atual, além de contribuírem para ganhos em produtividade podem consequentemente gerar ganhos em competitividade, em especial nestes momentos críticos.

3. Reavalie números e índices

Para área financeira, é importante rever os números e índices – aplicando as margens onde realmente geram produtividade. Aqui a TI pode ter mais uma vez um papel estratégico fundamental, trabalhando junto com o departamento financeiro, mapeando as melhores soluções e técnicas para levantamento de números atuais e de legado.

Esse trabalho baseado nos dados pode guiar a empresa para os melhores caminhos em momentos de crise econômica e direcionar, sem achismo, o caminho e as escolhas em inovação.

4. Ouça suas partes interessadas

As empresas devem aproveitar qualquer oportunidade para ouvir seus clientes, funcionários e outras pessoas ligadas ao funcionamento da organização.

Ouvir outras pessoas pode ajudar a reformular os desafios e criar novas maneiras de encarar problemas antigos, levando a novas opções. Essa pode ser uma das técnicas mais poderosas que qualquer executivo pode aprender.

Pense no contexto criado pela pandemia do COVID-19. Talvez os clientes tenham ótimas ideias de como modificar o modelo de negócio e utilizar novos canais de atendimento para proporcionar uma experiência satisfatória. Da mesma forma, fornecedores podem servir de inspiração e os funcionários podem ter ideias interessantes que fogem do comum. Pergunte aos envolvidos, mostre-se interessado e preocupado em solucionar a crise que afeta também os outros.

Uma junção de ideias, partindo de um simples brainstorming pode auxiliar a lapidar a inovação em curto prazo. Portanto, não descarte a opinião dos envolvidos, junte-as, aprimore e coloque em prática o mais rápido possível.

5. Expanda parcerias

Na Ásia, eles usam uma ótima expressão: “antes que você possa se multiplicar, você deve primeiro aprender a dividir”. A ideia é que, se você deseja expandir seus negócios, precisa aprender a fazer parceria com outras pessoas e a interessá-las pelo seu sucesso.

Os períodos de crise exigem uma abordagem mais colaborativa da inovação. Parcerias com universidades, parceiros de inovação, fornecedores, laboratórios de pesquisa, governo e até clientes oferecem boas oportunidades para compartilhar custos, distribuir riscos e combinar recursos.

6. Invista em tecnologia para impulsionar inovações repetíveis

O processo de inovação deve ser sustentável, não acidental, especialmente durante uma crise. Usando a tecnologia certa, as empresas podem garantir que sua inovação seja um processo repetível. Pesquise agressivamente a tecnologia e desenvolva uma rede mais ampla de parceiros e fornecedores para identificar e avaliar oportunidades.

7. Reavalie o uso de pessoas

Em momentos de crise econômica no Brasil também pode ser interessante contratar profissionais especializados em áreas específicas (através do Outsourcing ou Suporte SAP, por exemplo) e realocar os profissionais internos da empresa em outras funções.

Como a sua empresa lida com momentos de crise econômica no Brasil? A LTS possui serviços especializados e inovadores para auxiliar na crise e manter sua empresa forte e sem interrupções, para quando tudo passar estar ainda maior!

Continue acompanhando nosso blog e leia mais alguns artigos interessante para você e sua empresa.