O serviço de suporte AMS tem o objetivo de garantir que os sistemas de tecnologia instalados em uma companhia mantenham qualidade, atualização e performance. Com todo o movimento de transformação digital que ocorreu nos últimos anos, é fundamental não apenas implementar novas tecnologias – mas também garantir que elas funcionem adequadamente.
Ao adotar uma rotina de suporte AMS, uma organização consegue garantir a detecção, diagnóstico e resolução de demandas com rapidez e assertividade. Dessa forma, os usuários conseguem extrair o que há de melhor das soluções implementada.
É muito comum vermos empresas que mantêm uma equipe interna para prestar suporte AMS. Porém, há uma tendência crescente de terceirização deste serviço por conta de seus benefícios – como redução de custos e aumento da segurança.
Neste artigo vamos entender melhor como você pode escolher o melhor em atendimento e suporte AMS. Confira.
Mas o que é AMS de fato?
De forme objetiva, o Application Managed Services (AMS) dispõe serviços de suporte, manutenção, sustentação e gestão de sistemas. Isso pode incluir aprimoramentos de aplicativos (solicitações de mudança, atualizações, implementações) e otimização (serviços de consultoria e avaliações).
Conforme já vimos, o suporte AMS pode ser prestado internamente, mas é cada vez mais popular a terceirização desses serviços. Nesses casos, os serviços são prestados por consultores altamente qualificados que utilizam seus conhecimentos e negócios em SAP por exemplo, para oferecer o máximo valor à sua organização.
E mantendo a SAP como exemplo deste serviço, é percebido que como estes consultores fazem isso repetidamente e têm equipes de especialistas em todo o cenário SAP, a eficiência do serviço se torna maior. O suporte AMS se torna uma extensão da sua organização, permitindo que você seja mais estratégico com sua solução SAP.
Importância do suporte AMS
Há uma infinidade de benefícios resultantes de um bom atendimento e suporte AMS. Veja quais são os principais deles, vamos desmistificar o AMS utilizando a SAP como exemplo:
- Permite que sua organização seja mais estratégica. Um bom suporte AMS contribui para que o departamento de TI seja mais estratégico e extraia mais valor de sua solução SAP. Ele deve se encaixar perfeitamente à sua equipe de TI como uma extensão extra que permite à sua equipe e organização impulsionar e fornecer soluções SAP de valor agregado.
- Soluções AMS personalizadas para atender às suas necessidades. Acima de tudo, seu suporte AMS precisa ser adaptável. Quando suas necessidades são compreendidas, é possível otimizar o uso das soluções digitais para gerar mais valor nas rotinas internas.
- Aumento do retorno sobre o investimento (ROI). O investimento em soluções digitais é cada vez mais necessário para as empresas que desejam se manter competitivas, certo? Porém, isso também representa uma despesa extra no orçamento – e você certamente deseja obter o maior retorno sobre o investimento. Um bom suporte AMS vai ajudá-lo a colocar isso em prática.
4 motivos para terceirizar o suporte AMS
Os principais fatores para o uso de serviços de terceirização são cortar custos, permitir o foco no negócio principal e resolver problemas de capacidade. Trata-se de uma forma eficiente de reduzir a complexidade que está envolvida no suporte AMS.
Veja alguns dos principais motivos para considerar a terceirização desse serviço:
1. Suporte e monitoramento constantes
Ao colocar o atendimento e suporte AMS nas mãos de terceiros especializados, você não precisa mais se preocupar com equipe de TI interna e seus níveis de produtividade com o operacional do suporte e se estão alinhados com as melhores práticas do mercado. Outros membros da equipe não precisarão ter trabalho e estresse adicionais durante o processo de contratação e treinamento, porque será o seu parceiro de terceirização que lidará com essas operações principais.
Ou seja, você garante a continuidade das operações – com rápida solução de quaisquer imprevistos que possam surgir na utilização dos aplicativos da sua empresa, sempre alinhado as melhores práticas de mercado.
2. Acesso às mais recentes tecnologias e especialistas treinados
Ao lidar com o monitoramento e a manutenção de aplicações em uma consultoria de soluções especializado em AMS, você obtém acesso a melhorias de ponta.
As empresas que prestam serviços de AMS contam com profissionais de TI especializados, com experiência em diversas aplicações. Sejam sistemas de gerenciamento fiscal especializados na localização Brasil e suas particularidades fiscais, sistemas integrados de gestão empresarial (ERP), business intelligence (BI) ou muitas outras categorias de aplicações. Assim, você pode ter certeza de que seus processos de negócios estão em boas mãos.
3. Gaste mais tempo inovando
Independentemente do tamanho de um negócio, a adoção de um AMS pode melhorar a eficiência interna, permitindo que sua equipe de TI interna foque em rotinas mais estratégicas. Você quer gastar mais tempo inovando em vez de reagir.
As organizações experientes podem pegar os recursos economizados pela terceirização e direcioná-los para a inovação usada para:
- Aumentar a qualidade das operações comerciais;
- Diminuir o custo total de entrega;
- Melhorar a experiência do usuário não apenas no nível de TI, mas em toda a empresa;
- Aumentar o crescimento da receita de clientes e fornecedores;
- Diminuir o tempo da transação;
- Oferecer novos recursos de negócios;
- Entre muitas outras possibilidades.
4. Aproveite os relacionamentos de terceirização para serviços adicionais
Muitas das empresas aproveitam suas boas relações com parceiros de terceirização do suporte AMS para contratar serviços adicionais de melhorias que são benéficos ao negócio.
Ao terceirizar o AMS, você confia nesse fornecedor de soluções para ajudá-lo a executar as principais funções de sua empresa. Com esse nível de percepção de como você opera, há uma oportunidade de aproveitar a visão externa e obter outros serviços adicionais que podem expandir os negócios.
Por exemplo, com sua aplicação em mente, seu parceiro de terceirização pode oferecer serviços de consultoria sobre a melhor forma de estruturar suas equipes, orçamentos e processos internos, avaliar sua infraestrutura para obter eficiência e ajudar a desenvolver estratégias futuras para aproveitar as inovações surgidas.
Você já conhecia esses benefícios de terceirizar, contratando uma consultoria para o atendimento e suporte AMS? A LTSConsulting é a nova referência de mercado em soluções completas para melhorias em seu ambiente SAP. Descubra como podemos ajudá-lo.