A governança de TI eficaz é uma ferramenta crítica para que os gestores alinhem suas organizações e esforços para apoiar a estratégia de negócios e cumprir todos os requisitos legais. Dadas as opções de tecnologia em rápida mudança e evolução que confrontam os líderes de negócios, garantir que as decisões corretas sejam tomadas sobre os investimentos em TI é uma prioridade essencial.

Grandes empresas precisam de governança, gestão de risco e conformidade tanto de infraestrutura quanto financeira. Como a tecnologia está integrada em grande parte dos processos de negócio, a governança de TI se torna cada vez mais importante neste contexto. Visto essa complexidade, inclusive com a legislação tributária brasileira, nada melhor do que nos inspirarmos em empresas de grande porte como referência para que a TI seja a chave dessa governança, referência tanto para outras empresas que já são grandes como para empresas que querem ser grandes.

Quer entender melhor o papel da governança de TI na sua empresa? Confira ao longo deste artigo.

O que significa governança de TI?

A governança de TI pode ser definida como ao conjunto de estratégias, políticas, estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.

Na prática, estamos falando sobre a utilização da tecnologia como aliada da empresa em várias rotinas. Geralmente, o desenvolvimento da governança de TI está alinhado com as diretrizes, missões e metas estratégicas definidas pela governança corporativa.

Os programas de governança de TI são úteis para qualquer organização que busca otimizar a maneira como sua função de TI apoia os objetivos de negócios estratégicos. Os programas de governança de TI são especialmente predominantes no setor financeiro e tecnologia, onde a coleta de dados é comum e as regulamentações são particularmente rígidas.

Qual é o papel da governança de TI?

A equipe de governança de TI deve fazer parte da equipe de liderança na empresa, pois o objetivo da governança é alinhar a função de TI de uma organização com os objetivos de negócios da empresa. Quando isso funciona bem, a empresa tem a capacidade de criar estruturas que ajudam uma organização a se manter no caminho certo para cumprir seus KPIs e alcançar os resultados esperados pelas partes interessadas.

Vamos citar alguns exemplos, uma das funções da governança de TI é ajudar as organizações a se manterem em conformidade com as regulamentações que regem a proteção de dados, responsabilidade, tributária, financeira e recuperação de desastres. Além de regulamentações como a LGPD, uma empresa também pode ter requisitos internos para lidar com informações confidenciais e reter dados. Neste exemplo, um programa formal de governança de TI pode estabelecer um sistema de melhores práticas e verificações e balanços para garantir que esses requisitos sejam atendidos.

Na prática, os relatórios de governança de TI vão diretamente para a liderança sênior da organização. O papel de uma iniciativa de governança de TI será garantir que as decisões de TI promovam o progresso da empresa em direção a seus objetivos maiores.

Veja algumas das funções práticas da governança de TI:

  • A TI da organização oferece funcionalidade e serviços que ajudam a cumprir as principais prioridades de negócios
  • Qualquer novo investimento em tecnologias de TI permite que a empresa alcance resultados novos e tangíveis que não seriam possíveis sem esse investimento
  • A TI leva a uma melhor satisfação das partes interessadas – clientes, parceiros e investidores
  • Os recursos estão sendo usados em todo o seu potencial, enquanto o ROI em equipamentos e serviços de TI é otimizado
  • Riscos e responsabilidades relacionados a TI são gerenciados de forma proativa

Por que a governança de TI é importante?

Quer entender melhor por quais motivos a governança de TI é importante para uma organização? Então veja só:

  • Satisfação do cliente. Em primeiro lugar, a governança de TI significa que você pode ajudar seus clientes a alcançar os resultados desejados. Os investimentos em TI são considerados cuidadosamente e cada aquisição está associada a um retorno esperado sobre a satisfação do cliente, produtividade ou gerenciamento de recursos. Incentivar uma organização a alinhar seus gastos de TI com foco no cliente pode melhorar a economia de custos, reduzir retrabalhos e aproveitar ao máximo novos produtos ou serviços.
  • Objetivos da empresa. A governança de TI também leva a um melhor alinhamento e capacidade de resposta em termos dos objetivos da organização. Articular as prioridades de uma empresa significa mais transparência na relação entre as necessidades e expectativas de TI. A padronização de processos e plataformas pode agilizar as operações de TI e eliminar a burocracia.
  • Tomada de decisão. A governança permite a tomada de decisão objetiva no investimento de recursos em várias soluções de TI. Com as diretrizes traçadas, a governança de TI pode ditar, por exemplo, como e quando um equipamento de TI pode ser substituído, uma assinatura renovada, um novo projeto implementado ou uma melhoria realizada.
  • Compliance fiscal. Visto a complexidade tributária brasileira, a tecnologia também se torna uma chave para que as empresas consigam cumprir todas suas obrigações fiscais e tributárias na localização Brasil, seja na esfera municipal, estadual ou federal, sempre de acordo com a legislação vigente.

A relação entre SAP e a governança de TI

Quando falamos em governança de TI, precisamos considerar também os fornecedores e parceiros de tecnologia que fazem parte do ecossistema da organização. Neste contexto, grande parte dos gestores trabalha ativamente para reduzir a diversidade dos sistemas que estão implantados na empresa – unificando e criando padrões para beneficiar a governança.

É justamente por isso que o sistema SAP ganha relevância para a governança de TI. São vários os benefícios que o SAP apresenta neste sentido: melhor visibilidade e alinhamento dos negócios, eficiência, aprimoramento na execução dos processos de negócio, administração dos dados empresariais e fortalecimento da governança empresarial – garantindo a conformidade, mantendo a segurança e controlando os riscos.

A definição de boas práticas e análise dos processos de negócios tem sido identificado pela SAP como uma forma crucial para uma implementação eficaz de aplicações empresariais.

Além disso, outro grande benefício do uso do SAP para a governança de TI é a utilização dos módulos que atuam de ponta a ponta no negócio, que consequentemente geram aumentos de produtividade e melhor alinhamento de negócio. Mais do que isso, traz melhorias para toda corporação e facilidade no gerenciamento da tecnologia da informação, promovendo melhorias contínuas e automação de processos.

 

Você já conhecia a importância da governança de TI para a sua organização? Quer continuar aprendendo sobre as melhores práticas de TI? Então confira também sobre “Empresa Inteligente: o conceito SAP para seu negócio!”