Compliance fiscal e tributação brasileira: uma combinação que tira o sono de muitos gestores. O Brasil é marcado por uma grande complexidade tributária e são diversas as obrigações que devem ser seguidas todos os meses – com mudanças frequentes na legislação.
Por conta disso, as empresas precisam “se virar nos 30” para garantir que todas as exigências legais sejam cumpridas. São várias as ações e estratégias elaboradas para alcançar o compliance fiscal seguindo as determinações da legislação vigente.
Quer entender melhor como é possível garantir o compliance fiscal na complexa tributação brasileira? Então confira ao longo deste artigo.
O desafio do compliance fiscal e tributação brasileira
Qualquer pessoa sabe como o Brasil é um país marcado pela complexidade tributária. Mas certamente os empresários e gestores sabem isso melhor do que ninguém. Afinal, são muitos os tributos e obrigações acessórias que demandam atenção.
Você sabia que o Brasil é o país em que empresário gasta mais tempo para pagar imposto? Segundo dados do Banco Mundial, divulgados pelo relatório Doing Business 2020, são necessários 62,5 dias por ano para que empresários paguem impostos no Brasil. Isso representa mais de 1.500 horas reservadas para fazer esses pagamentos.
O relatório Doing Business 2020 analisou 190 países e o Brasil ficou na última posição do ranking. E o segundo colocado está distante: a Bolívia, com 1.025 horas anuais.
Para chegar a essa conclusão, foi realizado um cálculo baseado no tempo para o preparo, declaração e pagamento do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), impostos sobre as vendas e sobre circulação de bens e serviços e tributos sobre salários e contribuições sociais.
Como lidar com o compliance fiscal na complexa tributação brasileira?
Mesmo neste cenário desanimador, as empresas brasileiras devem seguir pagando todos os tributos e seguindo as obrigações legais. O compliance fiscal deve ser um objetivo perseguido pelas empresas para evitar complicações e penalidades com o poder público.
Como a maioria dos departamentos tributários tem falta de tempo, é fundamental adotar medidas que tornem mais eficiente alcançar o compliance fiscal. O ambiente de hoje chama por uma mudança. Na verdade, já faz algum tempo que ele exige.
Na prática, isso costuma ser colocado em atividade por meio de três iniciativas principais: uso da tecnologia, planejamento estratégico e consultorias especializadas.
Uso da tecnologia
Atualmente, a tecnologia é o que estabelece uma base sólida para o departamento fiscal nas empresas inteligentes. As soluções digitais permitem que você seja mais preciso e compatível, agilize seus processos e aumente sua transparência. Além disso, você fica equipado para enfrentar os desafios da tributação brasileira.
Além disso, a tecnologia tributária libera tempo e permite que você coloque o foco em um trabalho mais estratégico, dando a você a oportunidade de construir uma estrutura sustentável para o futuro.
Essas tecnologias incluem a possibilidade de automatizar processos (como o pagamento de tributos ou gerenciamento de documentos) e organizar todas as informações necessárias para agir conforme as normas tributárias.
Planejamento estratégico
Outra alternativa explorada pelas organizações para alcançar o compliance fiscal é executar um trabalho de planejamento estratégico. Geralmente, isso é feito na forma de um planejamento tributário – que avalia as melhores opções que podem ser seguidas para minimizar os impactos da tributação brasileira na empresa.
A mudança de regime tributário, aproveitamento de créditos tributários ou adaptações para obter direito a incentivos fiscais são algumas das ações que podem tomar forma para encarar o desafio do compliance fiscal na complexa tributação brasileira.
Consultorias especializadas
Por fim, também é importante ter um parceiro de negócios que trabalhe focado para ajudá-lo a garantir o compliance fiscal. Enquanto o departamento financeiro das empresas se preocupa com funções estratégicas, é possível combinar tecnologia com o trabalho de parceiros para otimizar as ações tributárias.
Veja alguns dos principais benefícios de contar com uma consultoria especializada:
- Assistência especializada. Com um especialista trabalhando para lidar com a tributação brasileira, você pode ter certeza de que receberá a melhor assistência e aconselhamento disponível.
- Detalhes complicados. A legislação brasileira é complexa e está em mudanças constante. Por isso, um consultor pode ser fundamental nos processos de negócio e de atualização para lidar com detalhes complicados.
- Uso correto da tecnologia. Uma consultoria especializada sabe quais são as melhores tecnologias para auxiliar sua empresa, ou as melhorias necessárias no seu atual sistema. Com um software de nível profissional, torna-se possível ganhar mais velocidade e qualidade nos processos tributários.
- Economia de tempo. Uma consultoria também pode ajudá-lo a economizar tempo para lidar com a tributação brasileira e todo o roadmap fiscal do ano vigente. Isso reflete no aumento da produtividade e na segurança para garantir o compliance fiscal.
LTS: sua parceira para alcançar o compliance fiscal
Você ficou interessado em ter um parceiro de negócios para ajudá-lo a lidar com a complexa tributação brasileira? A LTS pode se tornar uma grande aliada.
Sabemos da complexidade tributária e fiscal do Brasil e para isso temos especialistas para atender as variadas demandas e legislações na localização Brasil.
Veja algumas das obrigatoriedades atendidas pelos especialistas da LTS:
- Atualização de leiaute de NF-e, MDF-e, CT-e, MD-e, etc.
- Cálculo de impostos (J1BTAX) – ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS, IPI, etc.
- Escrituração digital: EFD Fiscal, EFD Contribuições, EFD Reinf, ECF, ECD e demais obrigações acessórias.
- Emissão e pagamento de GIA, guias, DAS e ISSQN.
- Calculo e apuração de IRPJ e CSLL.
- Ficha de conteúdo de importação – FCI.
- Apuração e controle de crédito tributário CIAP, PIS e COFINS.
A LTS é especialista na complexidade tributária e fiscal da localização Brasil. Visite nossa página e conheça melhor nosso serviço!