O cenário de negócios competitivo demanda a capacidade de rápida inovação – o que torna crítico para as organizações ter as soluções de tecnologia certas para que estejam prontas para as necessidades futuras do mercado. Os líderes e gestores da empresa muitas vezes se perguntam como as metas de negócios de curto e longo prazo podem ser combinadas com uma tecnologia específica – tudo isso mantendo os custos e riscos baixos. Uma resposta é o Roadmap de TI.
Na década de 1970, a Motorola criou o processo de Roadmap de tecnologia. Desde então, empresas em todo o mundo recorreram a essa estratégia para conduzir projetos complexos. No entanto, na era atual de rápido desenvolvimento, os Roadmaps de TI evoluíram. Eles fornecem uma plataforma visual estruturada que representa o culminar do planejamento, estratégia e coordenação de informações fornecida por um quadro de interessados em várias áreas de uma organização.
Um Roadmap de TI ajuda a comunicar como o investimento em tecnologia da organização apoiará a estratégia geral de negócios da organização. Em muitas organizações, esse Roadmap torna-se o plano de ação para equipes de engenharia e TI e garante aos executivos de negócios que seu investimento produzirá retornos financeiros.
Levando em conta esse ambiente de mudanças, esse pode ser o momento de reavaliar seu Roadmap de TI. Afinal, agora mais do que nunca a TI deverá agir para sustentar e suportar o crescimento das empresas, simplificando e otimizando processos de negócios. Trata-se de uma área protagonista na disrupção que deve estar sempre antecipada e alinhada às necessidades de negócio.
Neste artigo vamos conferir algumas informações importantes para traçar o seu Roadmap de TI. Confira!
Principais usos e benefícios do Roadmap de TI
Com um Roadmap de TI, uma organização pode identificar de que tecnologia precisa (ou como pode adaptar a tecnologia que já possui) para cumprir objetivos de negócios específicos. Podem ser metas para o futuro próximo ou objetivos principais para vários anos. Além disso, essa estratégia define os processos centrais relativos a quando e como a solução de tecnologia será implementada.
Para os executivos da empresa, um Roadmap de TI fornece as informações necessárias para fazer investimentos tecnológicos sólidos – respondendo perguntas como:
- Qual é o estado atual de toda a tecnologia em toda a organização?
- As tecnologias corretas estão em vigor para oferecer suporte aos principais recursos da organização, bem como suas funções críticas de negócios, caso a organização passe por uma interrupção inesperada?
- Existe uma tecnologia diferente que dá suporte a recursos semelhantes dentro da organização que pode ser aproveitada?
Conforme os negócios crescem, a TI também precisará se adaptar e, em muitos casos, se expandir significativamente. O planejamento eficaz ajuda a manter os custos de tecnologia baixos e reduz a exposição geral da organização ao risco.
O Roadmap de TI também pode ser usado durante o período de expansão ou transição da empresa, como durante a aquisição ou relocação da empresa. Aqui estão alguns tipos de projetos de TI que podem ser facilitados com o auxílio de um Roadmap:
- Migração de software
- Unificação de sistemas
- Continuidade de negócios
- Atualizações de sistema
- Pequenas melhorias no ambiente
- Implementação de novas tecnologias
Como traçar um Roadmap de TI?
Os Roadmaps de TI oferecem uma ampla gama de flexibilidade. Não há padrões definidos para o que eles deve incluir, então é importante que você permaneça atento às necessidades específicas de seu negócio. Abaixo estão os principais elementos que seu roteiro pode incluir:
1. Comece com uma meta
Um elemento crítico de um Roadmap de TI é identificar as metas estratégicas que a organização deseja alcançar. A partir dos objetivos, você identifica as soluções de tecnologia que ajudariam a atingir esses objetivos.
Se suas decisões baseadas em tecnologia forem meramente baseadas no que sua organização está usando atualmente, então você acaba tendo uma perspectiva muito limitada sobre as soluções possíveis. Um Roadmap de TI com objetivos claramente definidos permite que a organização avalie os sistemas internos, bem como os sistemas que eles podem nunca ter pensado.
2. Concentre-se nas principais prioridades
Roteiros não são listas de atividades. Com a tecnologia em constante evolução junto com o desafio de planejar o futuro, é fácil ver como os Roadmaps TI podem dar errado. Ao comunicar por meio de seu roteiro que você sabe por que, o quê, como e que tem um plano de ação, você fica conectado à sua estratégia de negócios e mantém um senso de prioridades-chave, mesmo quando novas informações são apresentadas.
3. Obtenha opiniões externas
A beleza do Roadmap de TI é que ele permite uma perspectiva mais ampla das tecnologias. Isso enfatiza a importância de tornar o roteiro um processo colaborativo. Ou seja, um Roadmap de TI é mais robusto quando inclui as perspectivas de parceiros de negócios, fornecedores e consultoria.
Por isso, uma boa ideia pode ser tirar um tempo fora do escritório desenvolvendo parceiros de tecnologia, pois é assim que você estabelece um verdadeiro sentido do cenário competitivo e como você pode descobrir alternativas de tecnologia que podem ajudá-lo a melhorar o posicionamento de negócios de sua empresa.
4. Declare sua missão
Seu Roadmap de TI deve ter uma declaração de missão clara que transmita a estratégia para o roteiro. Isso geralmente vem do CEO, CIO ou CMO na forma de uma lista de iniciativas – que pode ser extrapolada em uma declaração de missão. Quando você tem uma declaração de missão, ajuda todos os envolvidos a compreender os objetivos gerais.
5. Crie uma lista tática e priorize-a
Essas táticas se relacionam diretamente com as metas delineadas na declaração de missão. As táticas são geralmente iniciativas de alto nível – cada tática deve ter um cronograma associado a ela e ser composta de tarefas ou trabalhos menores (também com cronogramas) que podem ser atribuídos a um responsável.
6. Alinhe suas táticas com um orçamento (ou estimativa de custo) e um caso de negócios
Ao alinhar suas táticas com um orçamento (ou estimativa de custo), será mais fácil determinar a prioridade das ações. Além disso, isso servirá como um ponto de verificação se as prioridades mudarem.
7. Priorize a clareza
Por fim, garanta que o Roadmap de TI seja visual, acessível e claro o suficiente para que qualquer pessoa possa examinar essas três questões:
- O que estamos fazendo?
- Por que estamos fazendo isso?
- Como isso se relaciona com nossos objetivos?
Você gostou das dicas para traçar seu Roadmap de TI? A equipe da LTS está a disposição para bater um papo sem compromisso e agregar no Roadmap de TI da sua empresa. Entre em contato conosco!