Uma pandemia mundial com o alcance do COVID-19 exige que todos contribuam da forma que podem. Grandes ou pequenas, toda contribuição é importante nesta luta. Foi pensando nisto que a SAP criou um fundo emergencial de €3 milhões (R$18 milhões) e ampliou apoio de parceiros do setor social em nível mundial.

Cada pessoa está fazendo sua parte para conter a disseminação do coronavírus – seja ficando em casa para evitar o contágio ou atuando na linha de frente (como os médicos, enfermeiros e profissionais de saúde). Porém, todas as ações para proteção das pessoas possuem um custo.

Neste contexto, as organizações empresariais que possuem boas condições financeiras podem deixar de lado a competitividade do mercado para ajudar no combate à COVID-19. Não é hora para fazer negócios como ocorre normalmente. A coisa mais importante que todos podemos realizar é explorar nossos pontos fortes para prosperar.

A criação do fundo emergencial para combate à COVID-19 foi uma das ações desenvolvidas pela SAP. Afinal, a força da SAP se concentra nas pessoas, produtos e parcerias que reúnem mais de 440 mil empresas em 180 países.

O que é um fundo emergencial?

Um fundo emergencial é uma fonte de ativos prontamente disponível para ajudar no enfrentamento de problemas financeiros. Em nível pessoal, essas complicações podem surgir pela perda de um emprego, uma doença debilitante ou uma grande reparação em casa ou carro.

Porém, em larga escala esses problemas podem ter uma grande proporção – como a grande crise nacional que a pandemia de coronavírus causou.

O objetivo do fundo emergencial é melhorar a segurança financeira, criando uma rede de segurança em dinheiro ou outros ativos altamente líquidos que podem ser usados para atender às despesas de emergência. Dessa forma, torna-se possível financiar as ações necessárias para combater a disseminação do coronavírus.

A contribuição do fundo emergencial criado pela SAP

A SAP criou um fundo emergencial no valor de R$18 milhões para auxiliar no combate à COVID-19. O objetivo é contribuir no atendimento das necessidades urgentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Fundação CDC, e de organizações sem fins lucrativos e empresas sociais menores que trabalham na linha de frente, apoiando comunidades locais em crise.

Ou seja, os esforços da SAP foram divididos em diversas linhas de ação. Por exemplo, R$ 6 milhões da contribuição total foram destinados ao Fundo de Solidariedade de Resposta à COVID-19 da OMS, mantido pela Swiss Philanthropy Foundation e pela United Nations Foundation para atuar na prevenção e na detecção do vírus.

Além disso, a área de RSC da SAP mantém parcerias com mais de 1.200 organizações sem fins lucrativos e empresas sociais, em grande parte, de pequeno e médio porte. Coletivamente, elas atendem a mais de 4,5 milhões de jovens em 105 países, principalmente nos setores de educação de qualidade, trabalho decente e empreendedorismo juvenil. Considerando que existem milhões de crianças fora da escola devido à COVID-19, os serviços dessas empresas são mais necessários agora do que nunca.

No entanto, os problemas globais que estão resolvendo são ainda mais complicados por conta da pandemia. Por esse motivo, um dos objetivos do fundo emergencial da SAP é garantir recursos e conhecimento para ajudar os parceiros empresariais sem fins lucrativos e sociais a migrarem efetivamente para operações remotas.

Embora a criação de um fundo emergencial seja uma forma imediata de contribuir, o foco das ações da SAP está no poder do apoio comunitário sustentável – promovendo o voluntariado qualificado durante todo o ano. Com milhares de voluntários, os funcionários da SAP transferem seus serviços profissionais e conhecimento para as organizações em necessidade.

Lições tiradas das ações da SAP

De acordo com Richard Primm, vice-presidente da SAP na América do Norte, todos precisam saber que a SAP é um ponto de apoio com o qual podem contar nesse período. “Nossos clientes podem contar com os funcionários dedicados da SAP para encontrar maneiras criativas, explorando nossas tecnologias, para ajudá-los a resolver seus maiores desafios.”

Recentemente, Primm foi capaz de ajudar um cliente, a Ram Tool, a garantir 500 leitos hospitalares da Joerns Healthcare em apenas 30 minutos usando o SAP Ariba Discovery. A SAP deu acesso a qualquer comprador para divulgar suas demandas imediatas de fornecimento e a qualquer fornecedor para atendê-las. Trata-se de uma verdadeira mostra do grande poder da transformação digital para ajudar as empresas a dar respostas durante a pandemia de coronavírus.

Se apenas uma pessoa pode causar impacto tão grande simplesmente conectando organizações por meio da tecnologia de plataformas, imagine o poder de um ecossistema em ação. Por meio da rede global da SAP, clientes, parceiros, instituições acadêmicas e organizações sem fins lucrativos em 180 países podem colaborar com a SAP em torno do objetivo compartilhado de ajudar o mundo a funcionar melhor e de melhorar a vida das pessoas. As possibilidades são ilimitadas.

Ou seja, a criação de um fundo emergencial é apenas uma das formas de ajuda que podem ser entregues pelas grandes organizações. Porém, marcas pautadas pela ética como a SAP e seus parceiros podem ir muito além disso.

Com essas ações desenvolvidas pela SAP, aprendemos que a força da transformação digital pode mudar vidas e que a união pode fazer o mundo funcionar melhor – gerando um grande valor na vida de muitas pessoas.

Não é preciso investir valores exorbitantes em doações para ajudar em momentos de dificuldade como esses. Porém, um trabalho de longo prazo, ideias inovadoras, comunicação de mensagens positivas podem auxiliar no combate a crises. Afinal, a tecnologia não está evoluindo apenas para criar novos modelos de negócio – mas também para servir às pessoas.

Você ficou inspirado pela criação do fundo emergencial e outras ações desenvolvidas pela SAP? Quer continuar acompanhando o impacto da transformação digital? Então continue navegando pelos conteúdos do nosso blog.