O trabalho híbrido é a grande tendência que deve estar presente no futuro das organizações. Depois de vários meses de trabalho remoto por conta da pandemia do Covid-19, gestores e funcionários puderam compreender o poder do trabalho remoto. E agora o desafio está em integrar o home office com o trabalho presencial.
O trabalho remoto não é mais uma solução temporária e mudamos para um modelo híbrido mais permanente. Embora o vasto número de organizações e indústrias em todo o mundo já tenha começado a tomar medidas para formas mais flexíveis de trabalho antes de 2020, a pandemia acelerou rapidamente este e outros aspectos do futuro do trabalho.
Entretanto, com tantas pessoas trabalhando separadas, o engajamento e a cultura empresarial se tornam mais críticos do que nunca. Como as organizações podem continuar a promover a cultura que reforça sua estratégia organizacional enquanto gerenciam uma força de trabalho híbrida?
Neste artigo vamos conferir os principais insights sobre trabalho híbrido para ajudá-lo neste momento de mudanças. Confira!
Tendências, expectativas e preocupações do trabalho remoto
Como resultado do aumento do trabalho remoto durante o Covid-19, os planos organizacionais e as expectativas dos funcionários quanto ao futuro da implementação do trabalho remoto mudaram. Segundo uma análise da Gartner, 74% dos funcionários trabalharam remotamente (total ou parcialmente) durante a pandemia. Além disso, projeta-se que 48% dos funcionários continuarão trabalhando remotamente pelo menos algum tempo após à pandemia, representando um aumento de 18% em relação ao número pré-pandêmico.
As organizações já estão implementando novas políticas e adotando novos fluxos de trabalho para acomodar funcionários totalmente remotos e os 29% dos funcionários que trabalharão remotamente parte do tempo. Essa transição para uma força de trabalho híbrida permanente oferece uma oportunidade para um aumento notável na flexibilidade.
À medida que os líderes exploram a questão “existe uma lógica em trazer os funcionários de volta aos ambientes de trabalho pós-COVID-19?” primeiro, é essencial chegar a um consenso sobre o que é uma força de trabalho híbrida.
O que é o trabalho híbrido?
O modelo de força de trabalho híbrido garante que a força de trabalho possa fluir através de vários locais de trabalho, variando de locais remotos individuais até instalações tradicionais. Trata-se de um modelo de flexibilidade e adaptabilidade compartilhada por parte de empregadores e funcionários.
Oferecer aos funcionários a capacidade de fluir pelos locais de trabalho significa que os funcionários e gerentes podem alternar locais e agendas dinamicamente onde faz mais sentido para impulsionar a produtividade e o envolvimento. Como resultado, os líderes precisarão liderar suas organizações para quebrar crenças antigas e possíveis mitos sobre onde e como o trabalho é realizado de forma mais eficaz. Os gerentes devem confiar que os funcionários serão eficazes e produtivos, enquanto os funcionários precisam ser flexíveis e confortáveis com a mobilidade.
Insights importantes sobre o trabalho híbrido
Afinal, o que precisamos saber sobre o trabalho híbrido para lidar melhor com essa tendência? Aqui estão alguns insights valiosos:
Impacto na cultura organizacional
Uma das maiores preocupações em relação ao trabalho híbrido são os seus impactos na cultura organizacional. Porém, os dados sugerem que não há motivos para se preocupar.
Segundo uma pesquisa da Gartner, cerca de um terço dos funcionários que começaram a trabalhar de forma remota ou híbrida relatam que a cultura de sua organização mudou desde que começaram a trabalhar à distância – e a maioria deles diz que é uma mudança para melhor.
Ou seja, tudo indica que a falta de contato pessoal regular pode não afetar a cultura de uma organização. Mais do que isso, a percepção positiva dos funcionários em relação ao trabalho híbrido também tem sido muito benéfica para a empresa.
Os funcionários que relatam que a cultura melhorou desde que começaram a trabalhar remotamente tem:
- 2,4 vezes mais probabilidade de relatar alto envolvimento do funcionário
- 2,7 vezes mais probabilidade de relatar alto esforço discricionário e intenção de ficar
- 3,5 vezes mais probabilidade de relatar alta inclusão do que funcionários que relatam que a cultura de sua organização se deteriorou
Além disso, os líderes seniores são ainda mais propensos (1,9 vezes mais do que colaboradores) a relatar que a cultura de sua organização melhorou desde que começou a trabalhar remotamente.
Gerenciamento da força de trabalho híbrida
Ainda segundo informações levantadas pela Gartner, a eficiência em gerenciar uma força de trabalho híbrida deve estar apoiada em três pontos principais: criar um modelo de negócio voltado ao trabalho híbrido (economia), adaptar o ciclo de vida do funcionário para uma força de trabalho híbrida (experiência) e garantir que a força de trabalho híbrida receba o suporte necessário (habilitação).
- A fase econômica do gerenciamento de uma força de trabalho híbrida inclui a construção de um modelo de negócios que demonstra benefícios tangíveis e mitiga potenciais preocupações para a expansão de uma força de trabalho híbrida. Nesta fase, é importante definir claramente os componentes e resultados esperados da estratégia da organização e os graus de flexibilidade para diferentes conjuntos de funções.
- Experiência. A experiência dos trabalhadores híbridos será significativamente diferente e requer consideração especial. Os líderes precisarão considerar o impacto na definição de metas e desempenho dos funcionários, comunicação e colaboração, bem como nos programas centrais de RH – incluindo recrutamento, integração, recompensas totais e desenvolvimento de talentos.
- Habilitação. A fase de habilitação do gerenciamento de uma força de trabalho híbrida inclui a determinação de como os espaços de trabalho e instalações físicas – bem como as funções e fluxos de trabalho – precisarão se adaptar para oferecer suporte a uma força de trabalho híbrida. Além disso, é preciso trabalhar com os líderes de TI para reconsiderar como a tecnologia pode oferecer suporte às condições virtuais de trabalho.
Participação da força de trabalho
Já vimos alguns dados importantes sobre a relação entre cultura organizacional e trabalho híbrido. Porém, é importante destacar a necessidade de continuar a fomentar relações de trabalho fortes, segurança psicológica, comunidade e colaboração. É de crucial importância que os funcionários também sintam que fazem parte dessa jornada, em vez de se sentirem como espectadores passivos.
Para isso, os líderes podem compreender a cultura dentro da organização que existia antes da pandemia – incluindo as atitudes, valores, crenças e ideais que as pessoas carregavam como um coletivo no local de trabalho. A partir disso, é possível avaliar como esses traços culturais foram – e continuam a ser – impactados pelo trabalho híbrido. Algumas organizações descobriram que os pontos fracos de suas características foram silenciados e seus pontos fortes amplificados. Até que ponto os funcionários continuam se sentindo parte da organização? É provável que alguns aspectos da cultura tenham crescido e talvez outros estejam sofrendo.
Como você enxerga a tendência de trabalho híbrido na sua empresa? Quer continuar aprendendo sobre o papel do trabalho remoto? Então confira também o artigo: Metodologia Ágil aplicada para o home office produtivo!