O planejamento de manutenção é uma rotina importante para uma organização, certo? Quando bem executado, esse planejamento proporciona um aumento da eficiência operacional, redução de custos, aumento da segurança, prolongamento da vida útil de ativos e muitos outros benefícios.
Para isso, as empresas podem contar com o auxílio do SAP PM (SAP Plant Maintenance) – o módulo SAP que contribui com a eficiência do planejamento de manutenção. Quer saber mais sobre essa ferramenta? Confira logo a seguir!
O que é SAP PM e o que ele faz?
O SAP PM é um módulo disponível no ERP SAP para o planejamento, execução e controle de todos os serviços efetuados durante uma intervenção de manutenção – podendo ser de produção, predial, de frotas ou de qualquer outra área, desde que seja feito um levantamento adequado para conhecer as necessidades da área e configurar o sistema de acordo.
Cada empresa que possui uma operação de manufatura certamente já possui algum nível de operações de manutenção para manter a eficiência operacional de sua unidade de produção. No SAP, a função de planejamento de manutenção cobre três áreas: inspeção, prevenção e reparo.
O módulo PM suporta o planejamento, o processamento e apropriação de medidas de manutenção para toda área de manutenção. Esse componente fornece uma representação clara de processos de manutenção, oferecendo uma base sólida para a tomada de decisões racionais em relação a sistemas técnicos de custo intensivo, reinvestimentos e modificações nas estratégias de manutenção.
Na prática, o SAP PM pode integrar-se com outros componentes SAP – incluindo Administração de Materiais (MM), Produção (PP) – para executar um conjunto de atividades-chave que incluem inspeção, notificações, manutenção corretiva e preventiva, reparos e outras medidas para manter um sistema técnico ideal.
Cada uma dessas etapas é a chave para manter as operações da fábrica funcionando sem problemas.
- A inspeção pode sinalizar máquinas que podem precisar de manutenção em breve ou identificar problemas de segurança.
- A manutenção preventiva inclui o acompanhamento das recomendações de inspeção. Também inclui manutenção de rotina diária que ajuda a manter as máquinas funcionando por mais tempo.
- O conserto é uma triste realidade na maioria das fábricas. As máquinas quebram, às vezes porque não recebem manutenção. Às vezes, é devido ao uso indevido da máquina ou uma peça com defeito. O resultado final é o mesmo: a máquina precisa ser consertada antes que possa funcionar novamente.
Quem se beneficia do SAP PM?
Acabamos de ver as principais funções executadas pelo SAP PM, certo? Mas quem são os usuários que podem se beneficiar das funcionalidades dessa ferramenta?
Geralmente, existem quatro grupos de usuários que mais se beneficiam do SAP PM:
- Gerentes de manutenção e operações. Esses profissionais podem usar o SAP PM para obter métricas sobre o desempenho do equipamento ou implantações de manutenção – melhorando a tomada de decisões de manutenção e executando relatórios sobre o trabalho planejado, em andamento ou concluído. A gerência também pode fazer um orçamento para a reposição do equipamento, tendo dados precisos e atualizados sobre o histórico de manutenção do equipamento e os custos de manutenção relativos.
- Trabalhadores da linha de produção e usuários de equipamentos. Esses profissionais podem usar o SAP PM para gerenciar problemas de manutenção de maneira mais rápida e eficaz. Por exemplo, problemas de manutenção preventiva podem ser coordenados com produção e manutenção não planejada para garantir que o trabalho seja feito rapidamente e não afete a produção.
- Técnicos de manutenção. Esses profissionais podem usar o SAP PM para melhorar os processos de trabalho e a eficiência. Por exemplo, os técnicos podem usar o PM para revisar os registros de manutenção.
- Departamentos de compras. Os profissionais do setor de compras podem usar o SAP PM para gerenciar e executar a compra de peças sobressalentes não estocadas e serviços necessários para o trabalho de manutenção.
Mas claro que além desses usuários, diversos outros podem se beneficiar direta ou indiretamente, dependerá sempre do formato e estratégias empresariais de cada negócio.
Principais benefícios do SAP PM
Os usuários do SAP PM podem aproveitar uma série de benefícios na utilização dessa plataforma. Veja só os principais deles:
- Melhorara de produtividade dos analistas de PCM;
- Ter uma única base para armazenamento dos dados;
- Aumento do ciclo de vida do ativo;
- Controle padronizado dos custos/orçamento;
- Informações centralizadas em um único sistema corporativo, eliminando as planilhas Excel e formulários impressos;
- Planos de manutenção que privilegia a manutenção preventiva;
- Habilidade de planejar os materiais, HH e rastrear os custos;
- Maior agilidade nas tomadas de decisões;
- Atualização das informações em tempo real, na mudança de status, consumo de recursos, disponibilidade de equipamentos/veículos;
- Maior satisfação de seus Clientes.
Resumo das funções do SAP PM
Com base nas informações que já vimos sobre o SAP PM, podemos resumir as funções da ferramenta com uma divisão nas seguintes subáreas:
- Estruturação e gerenciamento de objetos técnicos (local de instalação, equipamentos e outros objetos que podem ser gerados e serem alvos de ações no PM)
- Manutenção preventiva: planejamento de trabalho e manutenção
- Processo de manutenção: notificações de manutenção, ordens de manutenção, planejamento de capacidade, confirmações e histórico de manutenção
- Sistema de informação: coleta, compressão e avaliação de dados de manutenção
Que tal fazer um levantamento do cenário atual da Manutenção da sua empresa? Entender como e onde o módulo de PM poderá ser aplicado? além de potenciais ganhos e potenciais riscos se ainda não o utiliza?
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O SAP PM na prática
Alinhando as funções aos usuários que se beneficiam, podemos fazer um apanhado do SAP PM e suas funcionalidades na prática. Listamos aqui um resumo das operações realizadas por esse sistema:
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva é um cronograma de manutenção planejada que visa a prevenção de quebras e falhas nos equipamentos da empresa. O objetivo de qualquer programa de manutenção preventiva é prevenir a falha do equipamento antes que ela realmente ocorra. Do contrário, isso pode causar perda de produção e atrasos inevitáveis na entrega do cliente.
Um programa de manutenção preventiva garantirá a confiabilidade dos equipamentos de produção, substituindo seus componentes antes de sua falha – o que é mais barato do que ter que reparar o equipamento após uma falha ou quebra inesperada.
Planos de manutenção
O departamento de manutenção deve produzir um plano de manutenção que irá agendar a manutenção dos equipamentos da empresa. Geralmente, isso é feito com base em diretrizes dos fornecedores – que informam sobre em que período os equipamentos devem ser inspecionados. Podem ser pequenas inspeções ou grandes desmontagens.
Esse planejamento de manutenção deve levar em consideração toda a manutenção necessária dos equipamentos na fábrica juntamente com os recursos disponíveis. Com base nessas informações, o plano de manutenção irá garantir que o equipamento seja mantido a fim de reduzir ou eliminar falhas não programadas.
Quando o plano é criado, o departamento de manutenção o revisará e a cada poucos dias eles liberarão a programação e criarão ordens de manutenção com base no trabalho a ser executado. A programação também examinará os pedidos de manutenção que foram criados devido a falhas não programadas. Às vezes, as peças para a manutenção planejada chegam atrasadas do fornecedor, então a programação deve ser modificada para levar isso em consideração.
Processamento de manutenção
No processamento de manutenção, existem dois componentes principais: a notificação de manutenção e a ordem de manutenção.
- Notificação de manutenção. É usada quando há um problema com uma peça do equipamento na fábrica ou se uma peça é necessária para uma máquina, mas não há falha real. Um operador da instalação pode descobrir que um equipamento não está funcionando corretamente e, por isso, insere uma notificação no sistema. A notificação pode conter qualquer informação relacionada ao desempenho do item no passado, como falhas não programadas e quebras, bem como qualquer outra informação de manutenção relevante.
- Ordem de manutenção. Este é o gatilho para que o trabalho de manutenção seja concluído. A ordem de manutenção contém detalhes das tarefas a serem realizadas, incluindo as datas e recursos necessários. Quando o técnico de manutenção realiza as tarefas da ordem, ele insere o tempo que gastou em cada tarefa, os itens usados, quaisquer medidas para testar o item e qualquer informação sobre por que eles acham que o equipamento falhou. Quando a ordem de manutenção é concluída, o custo final da manutenção realizada pode ser calculado.
As atividades mencionadas anteriormente são atualizadas automaticamente na forma de histórico de manutenção. Dados importantes da manutenção são armazenados e estão disponíveis para avaliação a qualquer momento.
Utilização do módulo SAP PM com sucesso
Com tantas possibilidades a serem exploradas, é preciso que exista um planejamento para extrair o máximo de valor do SAP PM, certo?
Para implementar o módulo SAP PM e seus componentes, as empresas optam por consultores SAP especializados no módulo PM. O objetivo principal é mapear e simplificar os processos individuais com a maior precisão possível.
E, após a implementação do SAP PM, o sucesso nas operações é completamente ligado à disciplina dos usuários. Neste caso manter o bom funcionamento junto a uma Consultoria SAP especializada é a melhor solução para manter o valor agregado do módulo e extrair os melhores recursos/desempenho para a área, desfrutando da melhoria contínua, fluxo de trabalho claro para automação das etapas, criação de KPIs, entre outros métodos que otimizam a manutenção.
Explorando as possibilidades do SAP PM
Com o auxílio dos consultores SAP, inúmeras possibilidades com o SAP PM se abrem. Veja só as principais possibilidades que podem ser exploradas:
- O SAP PM permite ao Usuário cadastrar equipamentos, localizações físicas e equipes contemplando informações como endereço, características técnicas, vida útil, fornecedor, operadores e operações.
- Possibilita o uso de “drill down list” (lista de opções) para selecionar o tipo de material consumível / material reparável / ferramenta / instrumentos.
- Possibilita a gestão de todo o processo de calibração e aferição de ferramentas e instrumentos.
- Permite ao Usuário visualizar equipamentos por famílias, centros de custos e classes
- Permite ao Usuário cadastrar chave de seleção por equipamento, identificando o detalhamento, por exemplo, chave de seleção ISO, indica que o equipamento é crítico para qualidade.
- Possibilita o relacionamento entre si das estruturas hierárquicas funcionais.
- Permite ao Usuário anexar documentos associados aos cadastros dos equipamentos.
- Permite ao Usuário informar a localização operacional dos equipamentos, com todos os dados referentes à operacionalização do equipamento.
- Permite que sejam criados grupos de equipamentos e instrumentos de acordo com a função exercida pelo mesmo.
- Permite ao Usuário registrar instruções de trabalho, contendo equipamento para trabalho, cadastro de tarefas, periodicidade e recursos para execução da manutenção.
- Permite ao Usuário associar recursos para execução das instruções de trabalho.
- Permite ao Usuário associar instruções de trabalho a um equipamento.
- Permite ao Usuário criar um cadastro de componentes, sobressalentes e insumos associados aos equipamentos.
- Permite ao Usuário registrar, controlar e apoiar manutenções sistemáticas, periódicas ou planejadas (manutenções preditivas, preventivas e rotinas).
- Permite ao Usuário cadastrar falhas e defeitos, família dos componentes que falharam, causa, nos equipamentos que passarão por manutenção.
- Permite ao Usuário elaborar uma lista de tipos de falhas de materiais reparáveis pré-definidas, relacionando-as quando aplicável ao cálculo do Índice de Qualidade da Manutenção.
- Permite ao Usuário cadastrar ações e providências, evitando que as causas que originaram falhas e defeitos nos serviços de manutenção ocorram novamente.
- Permite plena rastreabilidade do histórico de serviços executados (serviço / manutenção corretiva, preventiva e preditiva) pelo local do equipamento e pelo equipamento.
- Prover o custo total da manutenção, contabilizando custos de peças sobressalentes, homem-hora e todas as despesas gerais.
- Possibilita o controle de garantias para cada equipamento reparável, de forma a contabilizar o tempo parado (de reparo) para a postergação da garantia.
- Permite ao Usuário visualizar o planejamento de longo prazo com detalhamento da carga de mão de obra, materiais, ferramentas e serviços de terceiros.
- Tratamento de Efluentes Industriais e Esgotos Sanitários e Permite ao Usuário controlar (registrar e acompanhar) as manutenções em todos os itens que podem gerar impacto ao meio ambiente, com possibilidade de anexar documentos (evidências).
Submódulos do SAP PM lançados recentemente pela SAP
Para complementar toda a experiência com o SAP PM, ainda é possível contar com submódulos lançados recentemente pela SAP. Veja quais são eles:
SAP Asset Manager (SAM) – Mobile Asset Maitenance
Aumenta a produtividade dos técnicos de manutenção e serviço de campo, reduzindo uso de papel e comprimindo os ciclos de trabalho. Fornecendo acesso online e offline a visualizações ricas em contexto e insights de ativos acionáveis para simplificar o gerenciamento de ativos e serviços corporativos.
SAP FSM – SAP Field Service Management
Melhore as taxas de solução no primeiro atendimento com tecnologia móvel e recomendações baseadas em IA e geolocalização para encontrar o técnico certo para o trabalho e confirmar a disponibilidade das peças necessárias. A solução pode ajudá-lo a melhorar a tomada de decisões, otimizar o planejamento de rotas e reduzir custos.
O SAP FSM com o SAP PM é a solução ideal para empresas como distribuidoras de energia, saneamento e etc. Além de empresas que vendem serviços ou que fazem atendimento de seus Clientes em campo.
Leve os benefícios do SAP PM para a sua empresa!
Certamente estamos falando de uma ferramenta que pode gerar um grande valor na área de planejamento de manutenção – especialmente quando você conta com uma equipe de Consultores SAP para ajudá-lo no processo.
Se você chegou até aqui, então é hora de fazer um Assessment da sua Manutenção.
Vamos fazer um levantamento do cenário atual da sua empresa, com como e onde o módulo SAP PM poderá ser aplicado, além de potenciais ganhos e potenciais riscos se ainda não o utiliza.
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