Atualmente, é inegável a importância da TI na empresa por conta de todo o movimento de transformação digital que vem ocorrendo. Principalmente para os profissionais que trabalham diretamente nesta área, é impossível imaginar o futuro dos negócios e do mundo empresarial sem a utilização das soluções digitais.
Porém, mesmo neste contexto, mostrar o valor da TI diante outros líderes e executivos da empresa nem sempre é uma tarefa simples. É fundamental conseguir deixar claro como a TI tem importância nos resultados estratégicos de negócio – e não apenas da área de TI – para conquistar espaço dentro da empresa.
Qualquer conversa sobre o valor comercial da TI deve informar aos líderes de negócios como a TI afeta os objetivos da empresa e contribui para métricas críticas de negócios. No entanto, para muitos CIOs que trabalham para desenvolver sua história de valor, essas discussões frequentemente se concentram em tecnologia e desempenho operacional, em vez de resultados de negócios.
Mas como criar um discurso de valor e credibilidade para a importância da TI na empresa? Neste artigo veremos como você pode colocar isso em prática.
Como criar um discurso de valor e credibilidade para a importância da TI na empresa?
Segundo dados da Gartner, 63% dos CIOs lutam para comunicar o valor da TI dentro de suas organizações. Apenas 7% desses profissionais consideram que são consistentemente bem-sucedidos nesta missão – enquanto 30% consideram que são usualmente bem-sucedidos.
Entretanto, os CIOs devem se tornar o agente central na demonstração do valor comercial da TI e garantir a credibilidade da TI na organização.
Para isso, é necessário mudar a mentalidade: em vez de se concentrar nas métricas de desempenho operacional e tecnológico, é preciso focar na transmissão do valor da TI para os negócios.
Logo a seguir veremos uma série de dicas que vão ajudá-lo a criar um discurso de valor e credibilidade para a importância da TI na empresa:
1. Identifique as métricas importantes para os líderes da empresa
Os relatórios de desempenho de TI frequentemente envolvem inúmeras métricas táticas que tiram o foco das mensagens principais a serem transmitidas. É fundamental conseguir identificar quais são as métricas mais importantes para os líderes da organização e usá-las para criar uma história de valor comercial atraente, identificar também, atitudes que impulsionam a empresa se tornar líder de mercado.
2. Justifique os gastos de TI
É essencial que os líderes de TI consigam justificar o valor das despesas de TI. Ao demonstrar que a alocação de recursos em TI está financiando a inovação e o crescimento da organização, torna-se mais fácil conquistar a confiança dos líderes da organização e ressaltar a importância da TI na empresa.
3. Documente o impacto da TI nos principais objetivos de negócios
Para demonstrar a importância da TI na empresa, os CIOs devem incentivar suas equipes a se concentrarem nas metas, resultados e pontos problemáticos das partes interessadas – e não apenas na tecnologia facilitadora.
O primeiro passo para colocar isso em prática é compreender quais são os objetivos de negócios e mapear como as ações de TI estão contribuindo com a concretização desses objetivos. Os CIOs precisam dizer aos líderes como a TI está afetando as coisas de que mais importam. Trata-se de uma maneira eficiente de captar a atenção dos líderes da organização.
Veja algumas perguntas iniciais podem servir como ponto de partida neste exercício:
- O que o seu público (a liderança da organização) mais valoriza?
- Como a TI pode impactar esse valor?
- Quais métricas devo compartilhar com os líderes para demonstrar o valor que a TI gerou?
- Quais ações tornam a TI verdadeiramente estratégica?
4. Mostre a aplicabilidade dos aplicativos, serviços e iniciativas de TI
A TI agrega valor ao contribuir com os resultados da organização. E isso é colocado em prática por meio de sistemas, plataformas, software, conectividade, segurança, suporte, manutenção e mão de obra. Mas os líderes da organização não estão interessados nas métricas internas do departamento de TI – e sim nas métricas que vão além da TI, atingindo toda a organização e suas área de negócios.
Portanto, os CIOs e sua equipe devem identificar como todas essas ações se transformam em resultados efetivos. É preciso mostrar a aplicação prática e estratégicas dos aplicativos, serviços e outras iniciativas de TI.
Para isso, procure criar uma lista de métricas que melhor comunicam a eficiência e a eficácia dos serviços, aplicativos ou iniciativas de TI que impactam os negócios. Veja algumas dicas para isso:
- Identifique métricas que mostram contribuição para as metas de negócios – eficiência de custos, mitigação de riscos ou aumento de receita (transações facilitadas, vendas fechadas, clientes contatados, contas a receber processadas, etc.).
- Priorize métricas que comuniquem impacto financeiro (despesas reduzidas, multas evitadas, impacto do tempo de inatividade eliminado, compliance de infraestrutura, etc.).
- Mensure até possíveis ganhos em competitividade e transformação inteligente dos negócios.
5. Crie uma história de valor vinculada aos resultados dos negócios
As pessoas são naturalmente atraídas por uma boa história. Por isso, saber como contar um fato por meio de uma história pode ser muito mais eficiente do que somente apresentar números. Criar uma história de valor é uma forma muito eficiente de demonstrar a importância comercial da TI na empresa.
Quando a história for comunicada no idioma que os líderes conhecem – focando na produtividade financeira, competitividade e nos negócios – ficará mais fácil transmitir a mensagem.
Em vez de dizer que “a central de atendimento de TI reduziu o tempo médio de reparo para 3,5 horas”, você poderia dizer que a TI “aumentou as taxas de fechamento de contratos de vendas em 22% com a melhoria no desempenho do sistema”. Você consegue notar a grande diferença obtida com essa mudança no discurso?
Para criar uma história de valor comercial atraente, os principais CIOs começam entendendo as prioridades dos líderes comerciais. Concentrando-se nas metas, resultados e pontos problemáticos de seus stakeholders, eles podem elevar o valor comercial das conversas de TI.
Veja algumas recomendações para criar sua história de valor da TI:
- Conte a história do valor de TI da perspectiva do público-alvo – como CEO, equipe de liderança executiva, e assim por diante;
- Avalie e relate as contribuições para as metas e resultados da empresa, em vez de ficar preso nas discussões sobre o desempenho da tecnologia;
- Fale sobre resultados, não tecnologias;
- Consolide e agregue métricas da TI em uma história de valor comum;
- Concentre-se em algumas métricas significativas que contam a história do valor comercial;
- Seja breve e foque no que realmente gera valor em vez de sobrecarregar os relatórios com inúmeras informações.
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