Os fabricantes precisam entender seus negócios de todos os ângulos. Planejamento confiável, processamento de pedidos eficiente e transparência total são cruciais para compreender produtos, pedidos e clientes. Para ajudar a gerenciar esse ecossistema, o SAP MRP pode ser a maneira ideal.

O SAP MRP é uma solução que facilita o acesso a informações de que você precisa para tomar decisões informadas e aumentar a lucratividade por meio de um melhor gerenciamento de estoque, despesas da cadeia de suprimentos e prazos de entrega.

Quer conhecer o funcionamento e os benefícios do SAP MRP? Então confira logo a seguir!

O que é MRP?

As empresas que trabalham com a fabricação de produtos necessitam de um MRP devido às muitas vantagens que ele oferece. Alguns dos benefícios incluem a eliminação do excesso de estoque, economia de custos e planejamento de produção simplificado. Mas o que exatamente é MRP?

MRP é uma sigla para Manufacturing Resource Planning – que pode ser traduzido como “planejamento de recursos de manufatura”. Trata-se de um ambiente de planejamento de produção e controle de estoque usado para gerenciar processos de manufatura.

Um sistema MRP visa atender simultaneamente a três objetivos.

  1. Certifique-se de que os materiais estão disponíveis para produção e os produtos estão disponíveis para entrega aos clientes.
  2. Mantenha os níveis de material e produto mais baixos possíveis na empresa.
  3. Planeje atividades de manufatura, cronogramas de entrega e atividades de compra.

Para isso, o MRP explora uma base de cálculos que mede indicadores industriais – como capacidade de trabalho de uma máquina, quantidade de matéria-prima necessária para fabricar algo, tempo de produção, entre outras informações.

O que é o SAP MRP?

O SAP MRP é um sistema completo desenvolvido para auxiliar nas rotinas de suprir ou produzir as quantidades de material necessárias dentro do prazo para fins internos ou para atender às demandas do cliente. Ou seja, a principal função da ferramenta é garantir a disponibilidade do material no prazo. E seu maior objetivo é planejar o abastecimento com base na necessidade e considerando o estoque atual em mãos e suprir a escassez.

Com o SAP MRP, os gestores se beneficiam ao obter um desempenho bem mais aprimorado, executado a partir de um planejamento feito em ciclos. A ferramenta possibilita o desenvolvimento de vários planos – além de analisar todos os materiais que a empresa possui e classificá-los. Tudo isso integrado ao ERP SAP, possibilitando que tudo seja mapeado e organizado pelos gestores em tempo real.

A partir disso, o SAP MRP proporciona uma linha de produção muito mais organizada. Como resultado, você pode esperar eficiência no cumprimento da demanda nos prazos necessários – garantindo a satisfação dos clientes com as indústrias.

Diferença entre o MRP e o MRP Live

Quando falamos sobre o SAP MRP, é importante diferenciar o MRP clássico e o MRP Live:

MRP clássico

A principal função do MRP é garantir a disponibilidade do material. Ou seja, ele é usado para suprir ou produzir as quantidades necessárias dentro do prazo, tanto para fins internos quanto para vendas e distribuição. Para isso, o processo envolve o monitoramento de estoques a criação automática de propostas para compras e produção.

Com isso, o MRP tenta encontrar o melhor equilíbrio possível entre otimizar o nível de serviço e minimizar custos e bloqueio de capital.

A execução de planejamento automática no MRP determina quaisquer falhas e cria os elementos de suprimento apropriados. O sistema também gera mensagens para peças críticas e situações inusitadas para que seja possível retrabalhar os resultados do planejamento em uma área específica com problemas.

MRP Live

Com o MRP Live, você pode se beneficiar de um desempenho aprimorado e fazer a execução de planejamento em ciclos muito mais curtos. Ou seja, torna-se possível executar várias execuções de planejamento diariamente, fornecendo vários benefícios:

  • Agilidade na identificação e reação aos problemas.
  • Informações mais atualizadas sobre oferta e demanda para auxiliar na tomada de decisões.
  • Reação mais rápida às mudanças de demanda – reduzindo o risco de falta de estoque permitindo a redução dos estoques de segurança.
  • Combinação entre a demanda e o fornecimento com ainda mais eficiência.

Benefícios do SAP MRP

A maioria das empresas de manufatura utilizam um sistema de estoque para organizar os processos relacionados à produção dos produtos que vendem. E o SAP MRP surge para facilitar a organização dos itens de estoque. Por isso, o uso desse sistema é recomendado para empresas que trabalham com a produção de qualquer tipo de produto que possua muitos componentes.

Se uma empresa não tiver adquirido ou fabricado os materiais necessários para atender à demanda de seus produtos, corre o risco de perder clientes. Com o SAP MRP, você obtém as ferramentas de que você precisa para manter o equilíbrio correto de materiais em estoque, para que possa atender à demanda de seus clientes.

O planejamento também envolve o pedido da quantidade correta de materiais necessários no momento certo. Embora a previsão e outras coisas possam ser automatizadas e simplificadas pelo uso do software, qualquer erro de entrada de dados no sistema pode desviar os números e fazer com que os relatórios fiquem incorretos. Quando os fabricantes utilizam o SAP MRP para ajudá-los a automatizar tarefas relacionadas à produção, em vez de ter funcionários realizando a entrada de dados, isso pode economizar tempo e ajudar sua empresa a maximizar seus lucros.

Veja um resumo dos benefícios de usar o SAP MRP:

  • Melhor planejamento e programação de estoque.
  • Resposta mais rápida de acordo com as mudanças do mercado.
  • Níveis de estoque reduzidos sem reduzir o atendimento ao cliente.
  • Maior satisfação e serviço do cliente.
  • Acesso a análises de impacto de todo o fluxo de material em tempo real e identificação de interrupções no fluxo de material.
  • Execução por meio de qualquer dispositivo.
  • Integração com funções centrais de negócios, como compras, produção interna, cronogramas de entrega, configuração de produtos, etc.

Você já conhecia o SAP MRP e suas aplicações nos negócios? Quer continuar acompanhando informações como esta? Então confira outros conteúdos no blog da LTS!