As empresas que buscam se destacar, ou ainda, se tornarem líder de mercado, precisam ficar atentas às tendências que surgem a cada dia, certo? Nos últimos anos, muito fala-se sobre inovação e colaboração. E é da união desses dois conceitos que surge uma tendência que pode promover ganhos de competitividade: a inovação colaborativa (ou co-inovação).
A colaboração é definida como trabalho conjunto, união de forças ou parceria. É o conjunto de recursos, talentos e o melhor que uma equipe tem a oferecer. A inovação, por outro lado, é definida como uma nova ideia, produto ou processo que agrega valor.
Então, o que é inovação colaborativa? Simplesmente, é uma equipe trabalhando em conjunto para criar inovações. O talento coletivo e os recursos de um grupo diversificado, mas focado em um interesse comum, inevitavelmente levarão a novos caminhos dentro dos negócios.
As empresas reconhecem que essas inovações são essenciais para o que as impulsiona na economia global de hoje. Com uma concorrência acirrada e mudanças ocorrendo na velocidade da luz, os líderes estão buscando pessoas dentro e fora da organização para promover a co-inovação.
Neste artigo vamos compreender melhor como a inovação colaborativa pode promover ganhos de competitividade no seu negócio. Acompanhe.
Na prática, o que é a inovação colaborativa – ou co-inovação?
A inovação colaborativa, ou co-inovação, ocorre quando uma empresa trabalha diretamente com seus clientes e parceiros para resolver problemas de negócios. Ao fazer isso, essas empresas são capazes de se elevar e se diferenciar de seus concorrentes.
Trata-se de um conceito que surgiu em decorrência de duas necessidades comuns no mercado atual: colaboração e inovação.
Os limites da indústria estão mudando, o que torna os aspectos dos negócios mais complexos. Além dos benefícios próprios, a co-inovação permite que as partes envolvidas compartilhem recursos coletivamente e colaborem em uma solução. Por fim, isso libera recursos de empresas individuais para focar nos aspectos de seus negócios que são seus fatores diferenciadores dos concorrentes.
Além disso, a velocidade da inovação colaborativa permite insights mais rápidos sobre as tendências do mercado e do setor, que fornecem ao cliente a agilidade para prever e se adaptar a essas tendências.
Essa prática ainda favorece a resiliência das empresas, mesmo durante instabilidades, uma ótima forma de se manter inovador durante crise econômica, principalmente no cenário brasileiro.
Importância de construir confiança para além de suas fronteiras
A inovação colaborativa significa sair dos limites da sua organização e buscar parceiros que podem contribuir no processo de inovação. Na prática, isso ocorre quando você consegue resolver questões essenciais a respeito de colaboração eficaz e desenvolver novas competências essenciais – como a de identificar possíveis parceiros e, ao mesmo tempo, tornar-se atraente para outros.
Existem várias razões práticas e de senso comum para adotar uma abordagem colaborativa. Pode ajudar a descobrir um novo potencial de inovação, ajuda as organizações a responder melhor às necessidades dos clientes e do mercado e permite que as organizações identifiquem oportunidades de crescimento adjacentes – obtendo uma compreensão ampla e profunda das tecnologias em desenvolvimento.
Também possui benefícios operacionais: acelerar a velocidade da inovação, permitindo que possíveis soluções sejam testadas e escaladas entre uma base mais ampla de clientes em potencial e, acima de tudo, reduzindo o custo e o risco associados à inovação.
Se ampliarmos nosso foco além das necessidades dos esforços de inovação corporativa, a inovação colaborativa pode nos ajudar a enfrentar os grandes desafios sociais que definirão as necessidades de negócios do futuro. Resolver isso é a única maneira de realmente impulsionar o crescimento macroeconômico – algo que todas empresas necessitam desesperadamente hoje.
Veja quais são os principais benefícios comerciais que podem ser obtidos com a inovação colaborativa:
- Compartilhamento de riscos
- Compartilhamento de custos
- Validação de melhores práticas
- Agilidade à inovação nas organizações com um resultado e uma meta compartilhados
- Polinização cruzada de indústrias, possivelmente criando novos produtos e tecnologias
- Promoção de alinhamentos e patrocínios de clientes
- Participação na definição de uma solução futura
Como explorar a co-inovação?
Imagine que várias organizações com características em comum estejam enfrentando dificuldades para lidar com uma nova exigência tributária que afeta suas atividades. Para lidar com isso, seria necessário desenvolver uma nova solução digital que automatiza parte desse processo, simplificando os processos e reduzindo os riscos. Porém, os investimentos para o desenvolvimento dessa solução seriam muito altos para uma atividade de suporte.
Para contornar essa complicação, essas organizações podem unir forças (e recursos) para inovar. Ao encontrar uma solução que é útil para todas elas, todas se beneficiam e ganham um poderoso diferencial competitivo perante seus concorrentes.
Porém, é preciso ter a consciência de que existem alguns ingredientes essenciais para uma co-inovação bem-sucedida.
Primeiramente, a empresa que lidera a iniciativa deve atrair seus clientes e parceiros para discutir ideias de co-inovação e pensamento pronto para uso. O objetivo deve ser reunir uma equipe diversificada, com diferentes conjuntos de habilidades, cargos e experiências, a fim de promover o compartilhamento de novas ideias e perspectivas.
Para iniciativas de inovação colaborativa que envolvem um consórcio, é importante estabelecer modelos de compartilhamento de risco e recompensa que beneficiem todos os participantes. Um consórcio é um grupo de colegas, indivíduos, clientes ou parceiros associados a um objetivo comum.
Para compreender esse conceito com clareza, podemos usar como exemplo uma equipe SAP que lidera uma iniciativa de co-inovação com vários líderes de mercado, para identificar maneiras de enfrentar um desafio comercial comum compartilhado pelos participantes. A colaboração nesse desafio ajudará a estabelecer novos padrões de negócios no setor que beneficiarão igualmente as operações entre os participantes, auxiliando-os mediante inovação, melhores práticas de mercado e transformação inteligente dos negócios.
Por fim, esses processos integrados com parceiros e clientes fornece uma sensação de propriedade e cria relacionamentos mais fortes, estabelecendo confiança entre uma empresa e seus clientes durante o processo de inovação colaborativa.
Você já conhecia o papel da inovação colaborativa para obter ganhos competitivos? A LTS é uma organização que está disponível para co-inovar junto aos clientes e levá-los a um cenário de ainda mais transformação. Entre em contato com a nossa equipe e entenda como podemos trabalhar em conjunto.