Armadilhas da transformação digital evitadas por CIOs hoje
A transformação digital não é mais uma coisa do futuro. Alimentado pelo crescente mundo da tecnologia e pelas mudanças nas expectativas dos clientes, esse inevitável processo evolutivo se tornou a norma para organizações em todo o mundo. Entretanto, é fundamental ficar atento às maiores armadilhas da transformação digital para alcançar os resultados desejados.
Além do aumento considerável na eficiência operacional, redução dos custos e melhoria da qualidade dos produtos e serviços, a transformação digital permite que as organizações se preparem com eficácia para os inúmeros desafios atuais e futuros. E, embora a transformação digital tenha realmente se tornado uma necessidade competitiva, fazer isso da maneira certa é o que é realmente essencial se você deseja que sua empresa não apenas sobreviva, mas prospere.
A transformação digital é muito mais difícil do que parece. É provavelmente uma das iniciativas mais desafiadoras que sua organização jamais realizará. A principal razão pela qual 70% das transformações digitais falham é que elas não estão fazendo isso com sabedoria. A mudança bem-sucedida é muito mais profunda do que apenas a adoção de novas tecnologias.
E as armadilhas da transformação digital se tornam ainda maiores neste momento em que muitas organizações buscam acelerar esse processo – especialmente em decorrência da pandemia do Covid-19 e a necessidade ainda maior da tecnologia.
Quer descobrir quais são as principais armadilhas da transformação digital que devem ser evitadas? Confira logo a seguir!
7 armadilhas da transformação digital
1. Encarar o digital como destino
A primeira coisa que os líderes precisam entender é que a transformação digital é uma jornada contínua, não um destino. As práticas digitais permitirão que a organização agilize os processos e forneça resultados, mas somente incorporar novas tecnologias não vai mudar os processos centrais da organização ou consertar lacunas além de seu escopo.
Para evitar esse erro de transformação digital, os líderes precisam ter uma visão clara do que esperam da transformação digital em sua organização. Uma vez que essa visão seja estabelecida, é importante entender que as práticas digitais irão fortalecer e capacitar o caminho para a visão maior, e não ser a visão em si. A transformação digital é uma jornada que conduz uma organização ao caminho do sucesso e da inovação.
2. Metas pouco claras
Metas e objetivos pouco claros são uma das principais razões do fracasso da transformação digital. Quando a meta não está claramente definida e os KPIs não são definidos, é mais provável que você fracasse.
Desenvolva uma estratégia de transformação digital claramente articulada e bem compreendida com metas específicas, mensuráveis e alcançáveis. É uma boa ideia começar no topo e então se espalhar por toda a organização. Certifique-se de que cada funcionário entenda o que está fazendo, por que é importante e como se encaixa nas metas de negócios.
3. Resistência interna
A transformação digital significa quebrar os silos tradicionais e reorganizar os negócios em uma cultura digital. Mas isso não acontecerá da noite para o dia, e a organização resistirá aos seus esforços para mudar.
A equipe de liderança deve ser responsável por incutir uma cultura que aceita a mudança. É preciso deixar claro por que as mudanças são necessárias. Além disso, deve haver uma imagem clara da cultura-alvo, que esteja de acordo com as metas e objetivos do negócio.
4. Coletar dados mas deixar de usá-los
A transformação digital bem-sucedida requer decisões baseadas em dados. Muitas empresas não conseguem entender que precisam de uma base de dados sólida antes de poderem realmente avançar com a transformação. Entretanto, muitas organizações coletam grandes quantidades de dados e não usam essas informações ao construir suas estratégias de negócios. Este é um grande erro, o que significa que é muito provável que sua transformação digital fique comprometida.
Os dados são um recurso incrivelmente valioso. Analise e aproveite os dados que você coleta de negócios e atividades do cliente para produzir insights e encorajar decisões inteligentes em seus esforços de transformação digital. Você pode identificar processos de negócios ineficientes que precisam de otimização, mudar suas prioridades de negócios com base em uma inteligência mais profunda do cliente, projetar novos produtos e serviços para entrar em novos mercados, simular cenários futuros para tomar melhores decisões estratégicas, e muito mais!
5. Esquecer dos clientes
Quando se trata de transformar o negócio digitalmente, pudemos testemunhar muitas empresas se concentrando em tecnologia em vez de focar nas pessoas envolvidas no processo. Especialmente, muitas empresas deixam de considerar os clientes durante a transição. Lembre-se de que seus clientes devem estar cientes das mudanças que você trará para o seu negócio ou você os perderá se não conseguirem se adaptar aos avanços repentinos.
A melhor maneira de resolver esse desafio é incluir os clientes no processo de transformação digital e ouvir seus comentários. Além disso, explicar que precisam fazer uma mudança os persuadirá a se alinharem com seus objetivos de negócios.
6. Falhas de comunicação
Outra razão principal pela qual muitas empresas falham durante a transformação digital é a má comunicação entre os funcionários de alto e baixo nível. Deixar de informar os avanços digitais e seus benefícios aos funcionários e outras partes interessadas envolvidas no programa levará ao fracasso definitivo.
Desde que você planeja iniciar seu programa de transformação digital, você deve conversar continuamente com todos os envolvidos no processo. Seja clientes, fornecedores, parceiros ou funcionários, informá-los constantemente sobre os avanços e mudanças que vão impactar sua rotina diária ajuda você a desfrutar de um programa de transformação digital de sucesso.
7. Confiar apenas na sua equipe interna
Algumas empresas ficam limitadas aos esforços de sua equipe interna para implementar a transformação digital – o que pode se transformar em um grande obstáculo. A falta de recursos e habilidades definidas na hora de implementar as mudanças é um grande perigo.
Para resolver isso, é possível procurar parceiros para preencher a lacuna de habilidades ou a falta de recursos. Com essa abordagem, a equipe interna pode se concentrar em outras tarefas de alta prioridade associadas à transformação digital e os parceiros cuidarão de pontos específicos do processo.
Uma Consultoria SAP por exemplo, pode auxiliar seu time interno nesse desenvolvimento, tirar o máximo proveito das soluções internas, sugerir melhorias e integrações, enquanto seu time fica focado do estratégico e no core competence.
Essas armadilhas da transformação digital sempre foram perceptíveis no seu negócio? Sua empresa tem trabalhado para evita-las? Continue se informando com a gente, confira este artigo como tornar a TI fonte de ações estratégicas na empresa!