Para muitos diretores, 2021 é o ano de ampliar a liderança de TI e construir uma equipe realmente estratégica, motivada e com grande valor dentro da empresa. Depois de um ano de 2020 repleto de dificuldades, grande parte das organizações reconhecem a TI como um departamento de grande valor – e saber gerenciar essa equipe é essencial.
Mas como manter suas equipes focadas e manter o ímpeto nos próximos meses? Mais do que isso, como ampliar a liderança de TI e aumentar o valor gerado pelas atividades dos profissionais? Confira algumas dicas preciosas ao longo deste artigo!
5 dicas para motivar sua equipe e ampliar a liderança de TI
1. Explore os OKRs para manter o foco
Os objetivos e resultados-chave, ou OKRs, representam uma metodologia de gestão focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos. Eles não são apenas uma ótima maneira de alinhar prioridades com paixão e propósito, mas também são um grande mantra para voltar quando a equipe começa a perder o foco durante uma semana de trabalho.
Definir OKRs de apoio para suas equipes fornece um lembrete constante do que todos concordaram ser o mais importante para o trimestre e para o ano seguinte. Como líder, repetir e fornecer atualizações de status em seus OKRs a cada chance lembra os funcionários de que eles devem recorrer a seus OKRs sempre que chegarem a uma encruzilhada quanto ao que focar em seguida.
2. Ajude suas equipes a se sentirem no controle
Outra ótima forma de ampliar a liderança de TI em 2021 é colocar sua equipe de volta no controle. O ano de 2020 foi marcado por uma forte necessidade de agirmos de forma reativa para driblarmos as consequências da pandemia – mas esse modo defensivo interfere na liberdade que os profissionais de TI podem ter.
Par mudar essa realidade, suas equipes adorariam se sentir no controle. O clichê de “capacitar equipes” é mais relevante do que nunca. Envolva-as no mapeamento dos próximos meses e dê a elas a satisfação de decidir por si mesmas. Conforme eles demonstram capacidade para lidar com as atividades, você deixá-los assumir o controle.
3. Traga mais visibilidade para as vitórias de TI
Ao longo de 2020, muitos diretores de TI precisaram provar que são mais do que capazes de enfrentar o desafio da pandemia. Eles foram forçados a acelerar as iniciativas e fazer malabarismos com mudanças constantes. A verdade, porém, é que todos os seus sucessos não teriam sido possíveis sem as equipes incríveis que os apoiavam.
Com o restante de 2021 pela frente, os diretores de TI devem realizar reuniões periódicas, fornecendo atualizações e orientações, ao mesmo tempo que reservam um tempo para chamar a atenção para seu excelente trabalho. Destaque as excelentes equipes de trabalho que fizeram e estão ainda fazendo – enfatizando e gerando um discurso de valor e credibilidade para a importância que a TI traz para a organização. Isso oferece uma grande oportunidade de aproveitar o momento e energizar a todos.
4. Priorize treinamento e desenvolvimento após 2021
Para ampliar a liderança de TI em 2021, os diretores devem ajudar os membros de sua equipe a encontrar o equilíbrio – não apenas o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas também o equilíbrio entre entradas e saídas, metas de curto e longo prazo.
Quando estamos lutando com estímulos externos e incertezas, é difícil pensar além dos desafios imediatos. Mas uma organização só pode prosperar se seus líderes sempre tiverem o panorama geral em mente. A eficácia de longo prazo da sua equipe depende da capacidade de aprender e absorver novas informações, especialmente no mundo de TI em constante mudança.
Pergunte a si mesmo: como você está planejando treinar e aprimorar sua equipe além dos KPIs de 2021? Além disso, quais objetivos pessoais e profissionais de longo prazo os membros de sua equipe desejam alcançar? Como você pode ter certeza de que esses objetivos estão alinhados com a direção que você tem em mente e que eles se sintam apoiados por você e pela empresa?
Com base nessas perguntas, você pode continuar a desenvolver uma equipe de alto desempenho. E esse é o caminho para manter os profissionais sempre motivados para assumir papéis cada vez mais estratégicos dentro da empresa.
5. Mude o foco para ações estratégicas e de valor
Certamente, nada pode ser tão frustrante para um profissional quanto passar 8 horas do seu dia realizando apenas tarefas operacionais e repetitivas. Porém, essa ainda é a realidade de muitos departamentos de TI.
Como você pode imaginar, esse modelo de trabalho não comina nem um pouco com equipes motivadas ou ampliação da liderança de TI. Mas como contornar essa situação?
O segredo está em tirar essas tarefas manuais e repetitivas das mãos de sua equipe. Dessa forma, eles podem focar em ações estratégias que geram mais valor para a organização – e também aumentam a satisfação pessoal dos profissionais.
Atualmente, isso pode ser feito de diversas formas. Já existem inúmeras soluções digitais que permitem a automação de tarefas simples para que elas sejam executadas sem intervenção humana. Mas algumas outras rotinas ainda requerem o acompanhamento de um profissional experiente – como o gerenciamento da infraestrutura SAP.
É por isso que se torna tão benéfico contratar uma consultoria SAP especializada. Trata-se de uma forma de tirar do quadro de colaboradores várias ações operacionais ou repetitivas. Em vez disso, todas essas atividades ficam por contas de profissionais externos que possuem conhecimento profundo sobre o sistema SAP.
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